Biosphere
Ponderemos por instantes o paradoxo da vida na terra. Os recursos necessários para garantir a existência de vida (ar, água e comida) são limitados. Num determinado momento existe na atmosfera oxigénio suficiente para sustentar a respiração de todos os seres vivos por 2000 anos. No entanto, a vida na terra existe há muito mais tempo, não havendo indicações que esta acabe num futuro próximo. Aqui reside o paradoxo: a vida pode ser infinita, mas os recursos que a sustêm são finitos. Tal contradição aparente somente é possível devido ao fato dos recursos estarem constantemente a serem reciclados.
Creio ser do conhecimento de muitos a existência de uma esfera biológica como parte integrante do programa espacial da NASA. Supostamente, esta esfera, ou recinto, tem que estar completamente isolada do ambiente externo e ser auto-sustentável, ou seja, tem que haver um perfeito equilíbrio entre os seres vivos aí existentes.
Uma empreitada destas poderá não ser tão complicado quanto parece. É possível fazer um sistema destes utilizando material caseiro, podendo desta forma aumentar o conhecimento sobre a forma como diversos seres interagem entre si. Um frasco de vidro, algumas plantas, alguns insetos, terra ou água é tudo quanto é necessário. Ficam dois documentos que podem servir de guia para o início de um eco-sistema deste género.
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)