sábado, 19 de junho de 2010

Grafittis esculpidos por Alexandre Farto

A primeira coisa que chama a atenção nos trabalhos de Alexandre Farto (aka VHILS) é a textura de suas imagens. As entranhas de muros, cartazes antigos e papéis se tornam a matéria-prima de rostos icônicos e atemporais, ainda que suas “rugas” registrem as marcas da decadência urbana. A linguagem da street art de Bansky ainda está lá, mas usada em um contexto diferenciado e intrigante.
Apropriadamente batizada como Scratching the Surface (escavando a superfície, em tradução livre), esta série de trabalhos leva o ambiente urbano às galerias de arte: entre as que já expuseram as obras de Alexandre, consta a prestigiada Lazarides, em Londres. Na verdade, não parece haver fronteiras para seu método de criação, uma vez que o artista também já trabalhou com animações, instalações e em colaborações com outros artistas e coletivos musicais como os Buraka Som Sistema.
Seja fruto de sua formação acadêmica ou influência de seus primeiros passos no grafitti já na adolescência, a versatilidade e proficiência de Alexandre é admirável e um exemplo do que as novas gerações têm a oferecer para as artes visuais. Furadeiras, alvejantes e ácidos, elementos naturalmente destrutivos, são utilizados como ferramentas criativas juntamente com os tradicionais sprays, stencils e tintas, mostrando também uma proposta inovadora do ponto de vista técnico.
Em um mundo onde o ser humano possui uma relação cada vez mais simbiótica com as metrópoles, o ato de desnudar fachadas para encontrar novos significados em ambientes decadentes não poderia ser mais bem-vindo. A tradução de uma frase anônima em inglês originalmente publicada por VHILS em seu site oficial sintetiza perfeitamente a questão: “A beleza é apenas superficial; a feiúra permanece até os ossos; uma morre e desaparece, a outra permanece por si mesma.” 
 ASSISTA AO VÍDEO
clique nas imagens para ampliar

Alexandre Farto
Fonte: http://obviousmag.org/

2 Comentários:

Solange de Paula disse...

Deslumbrante a forma com que Alexandre Farto se aproveita das imagens subjetivas já existentes, para criar novas formas. Adorei! Ótimo post. Grande abraço, Solange de Paula

kharhan disse...

Valeu,Solange.
Tbm gostei....

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo