Imigração italiana em Pernambuco 1875-1893
A presença italiana em Pernambuco é marcante e importante para o processo de desenvolvimento do nosso Estado. Já nos primórdios da colonização junto aos portugueses chegam em terras pernambucanas oriundos de Gênova e Nápoles, italianos que comercializavam e também figuras históricas importantes como Américo Vespúcio.
Um expressivo número de italianos interessados em conhecer a nova terra, chegava a Pernambuco onde se radicava e aqui constituía família como foi o caso de Filippo Cavalcanti, filho de importante família florentina; que se casaram em Pernambuco com Catarina de Albuquerque e originou muitas famílias no nosso Estado, dominando a política pernambucana por três séculos.
Para a expulsão dos holandeses, vem do Reino de Nápoles, o Conde de Bagnouli, aliado dos portugueses que em 1624, junto a um grande contingente de napolitanos expulsaram os holandeses do nosso Estado.
No século XIX, a música e a lírica italianas são presentes nos nossos teatros através de grandes espetáculos e músicos que vinham diretamente da Itália e se apresentavam no Teatro Santa Isabel, no Recife, cujo período foi de 1890 a 1930.
No ambiente rural e urbano, a presença italiana em Pernambuco consegue atingir os diversos setores da vida social, possibilitando uma harmônica contribuição ao processo de ascensão dos seus descendentes que hoje atravessando todos os processos imigratórios, são personalidades marcantes na vida política, pública, cultural, econômica e intelectual do nosso Estado.
O processo imigratório italiano em Pernambuco hoje se reflete nos filhos, netos e bisnetos destes italianos, que a história e as mudanças ocorridas na milenar Itália possibilitaram, como um convite para a formação de uma nova terra, além-mar, chamada Brasil, chamada Pernambuco.
Cristina E. Presbitero Diretora-Presidente
Instituto de Cultura Brasil-Itália
"O Centro de Pesquisa e Documentação da Imigração Italiana no Brasil, surge como um dos setores prioritários do Instituto de Cultura Brasil - Itália, no ano de 1997, no amplo sentido de estimular dentro das atividades internas que se propõe a uma maior valorização do processo imigratório italiano não somente em Pernambuco, mas, em todo território brasileiro".
Convidamos às familias de italianos a aderirem ao centro italiano e doarem fotografias e objetos para o futuro Museo Italiano de Recife.
Cristina Elisabeth Presbitero
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)