O maior deserto salgado do mundo - Salar de Uyuni
Perto da cidade de Uyuni, que lhe deu o nome, fica situado o maior deserto salgado do mundo: cerca de 10500 Km2 de paisagem agreste a mais de 3500 metros de altitude. No entanto, este ambiente inóspito não é desprovido de vida. Existem diversas espécies animais que ali habitam, algumas delas raras, como coelhos vizcacha, flamingos cor de rosa, culpeos (raposa dos Andes) e vários tipos de aves. Mas também é comum a presença de seres humanos devido à atividade de extração de sal e, sobretudo, às características ambientais do lugar. O Salar de Uyuni parece outro planeta.
Este vasto planalto salgado formou-se há dezenas milhares de anos a partir de vários lagos que foram secando. Atualmente é composto por um lençol de água saturada de sal com uma profundidade entre 2 e 20 metros em que apenas a superfície contém uma crosta sólida de espessura variável que se estende a perder de vista. Nos meses de chuva a água dissolve a crosta superficial e transforma a paisagem num imenso e límpido espelho que reflete o céu e o faz confundir-se com a terra.
Calcula-se que existam mais de 10 milhões de toneladas de sal no local. O que é extraído, além de ser comercializado para fins culinários, serve também como material de construção. Existem diversos edifícios feitos com blocos de sal, nomeadamente alguns hotéis, em que paredes, tetos e até as mobílias são placas de sal cortadas à medida. O mais famoso destes edifícios foi o Palácio de Sal, situado na margem Leste do lago salgado, que empregou mais de um milhão de blocos de sal de 35 cm.
Cactos gigantes que chegam a atingir 12 metros de altura, ilhas rochosas que emergem no meio da superfície branca e que são o que resta de picos de antigos vulcões, estruturas de coral de formas bizarras e outras raridades naturais são elementos que dão ao Salar de Uyuni um aspecto irreal e a sensação de estarmos noutro planeta. Mas não, é apenas a nossa boa e velha Terra no seu estado selvagem.
Fotografia de Luca Galuzzi
Fotografia de Thomas Wilken
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)