domingo, 27 de junho de 2010

O maior deserto salgado do mundo - Salar de Uyuni

Perto da cidade de Uyuni, que lhe deu o nome, fica situado o maior deserto salgado do mundo: cerca de 10500 Km2 de paisagem agreste a mais de 3500 metros de altitude. No entanto, este ambiente inóspito não é desprovido de vida. Existem diversas espécies animais que ali habitam, algumas delas raras, como coelhos vizcacha, flamingos cor de rosa, culpeos (raposa dos Andes) e vários tipos de aves. Mas também é comum a presença de seres humanos devido à atividade de extração de sal e, sobretudo, às características ambientais do lugar. O Salar de Uyuni parece outro planeta.
Este vasto planalto salgado formou-se há dezenas milhares de anos a partir de vários lagos que foram secando. Atualmente é composto por um lençol de água saturada de sal com uma profundidade entre 2 e 20 metros em que apenas a superfície contém uma crosta sólida de espessura variável que se estende a perder de vista. Nos meses de chuva a água dissolve a crosta superficial e transforma a paisagem num imenso e límpido espelho que reflete o céu e o faz confundir-se com a terra.
Calcula-se que existam mais de 10 milhões de toneladas de sal no local. O que é extraído, além de ser comercializado para fins culinários, serve também como material de construção. Existem diversos edifícios feitos com blocos de sal, nomeadamente alguns hotéis, em que paredes, tetos e até as mobílias são placas de sal cortadas à medida. O mais famoso destes edifícios foi o Palácio de Sal, situado na margem Leste do lago salgado, que empregou mais de um milhão de blocos de sal de 35 cm.
Cactos gigantes que chegam a atingir 12 metros de altura, ilhas rochosas que emergem no meio da superfície branca e que são o que resta de picos de antigos vulcões, estruturas de coral de formas bizarras e outras raridades naturais são elementos que dão ao Salar de Uyuni um aspecto irreal e a sensação de estarmos noutro planeta. Mas não, é apenas a nossa boa e velha Terra no seu estado selvagem.
Fotografia de Luca Galuzzi
Fotografia de Thomas Wilken
Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo