quinta-feira, 10 de junho de 2010

O problema do tamanho dos monitores

Quando pensamos fazer um site web necessitamos encontrar a melhor forma de transmitir ao visitante a nossa mensagem. Para isso o design e a usabilidade, quer na estrutura de navegação, quer na forma com apresentaremos a informação ao leitor ou cliente, são fatores críticos para o sucesso. Neste processo, saber o tamanho de monitor que temos disponível para dar asas a nossa imaginação torna-se imprescindível.
O tamanho da tela está relacionado com a resolução máxima que o monitor permite apresentar na sua área de visualização. O computador por seu turno, possui diversas resoluções, normalmente expressas em pixeis ou pontos X Y. Através da escolha de uma resolução maior ou menor, o computador terá mais ou menos área útil para apresentar e representar a informação - já terá com certeza reparado em resoluções de 800x600, 1024x768 ou 1280x1024.
Como será compreensível, não ter a certeza quais destas combinações se vai encontrar no computador levanta uma série de problemas aos designers que, por norma, resolvem adaptar as suas aplicações para funcionarem bem em resolução menores. Se é visível numa tela pequena, será de certeza visível num de maiores dimensões. Aqui há uns anos atrás o usual era 800x600, mas à medida que os preços dos monitores baixam e a tecnologia avança, muitos sites migraram já o seu formato para o formato mínimo de 1024x768, como alias este blog o fez há muito pouco tempo.
Como se todo este problema não fosse já suficientemente complicado, nos últimos tempos tudo isto se agravou com a introdução de monitores de formato largo, tipicamente os 16x9 ou 16x10, em detrimento do habitual formato 4x3. Como seria de esperar a confusão está lançada, e o desafio aos designers web também.
No entanto, apesar de interessante, o objectivo deste artigo não é discutir a problemática dos tamanhos dos monitores e o design associado ao espaço da tela. Na sequência destas questões, poderemos fazer algumas reflexões sobre uma área e matéria que em nada tem a ver com tecnologia ou informática. Um dado interessante de aferir em função das resoluções que são utilizadas pela maioria dos utilizadores é o seu grau de sofisticação na utilização de novas tecnologias.
Sabendo que as novas resoluções são as mais recentes será linear que, se grande parte da população activa que navega na Internet as estiver a utilizar, então terá equipamento mais recente. Adicionalmente, poderá também tirar-se algumas conclusões sobre o poder de compra das pessoas, pois tipicamente quanto mais recente é uma tecnologia, mais cara é.
Assim, um blog designado Modern Life recolheu estatísticas ao longo de 18 meses e segmentou as visitas dos diversos países pelas diversas resoluções e formatos do monitor. Os resultados são extremamente interessantes. Vejam o posicionamento do Brasil, por exemplo, face a alguns países europeus (Portugal não aparece a lista - imagino que por falta de acessos ao site que compilou as informações).
Mais detalhes sobre o estudo visitar no site da Modern Life.

Fonte: http://obviousmag.org/

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