terça-feira, 15 de junho de 2010

Oświęcim – Brzezinka - Lembranças

Este nome pouco dirá à maior parte das pessoas. Trata-se de uma localidade na Polónia que, tal como muitas outras sob o domínio alemão durante a Segunda Grande Guerra, recebeu outra designação. GdanskDänzig, por exemplo, e Oświęcim veio a tornar-se conhecida pelo nome de... Auschwitz. foi re-baptizada
Estive aqui em 1995. A caminho de Cracóvia resolvemos fazer um desvio para conhecer a localidade, uma pequena aldeia simpática até. Não sei porque foi escolhida para este destino... Um pouco fora de mão situava-se o Campo 1, de dimensões relativamente pequenas, onde foram feitas as primeiras “experiências”. A sua organização era, basicamente, a de uma prisão ou de um campo de refugiados: várias “casernas” alinhadas e alternadas com pátios e mais alguns edifícios de apoio, tudo cercado por uma dupla cerca de arame farpado electrificado. A entrada era feita por um portão com a emblemática inscrição: “Arbeit mach frei” (o trabalho liberta).
Apesar de o dia estar bonito (era o mês de Julho) o campo mantinha um aspecto sinistro, com as suas cores tristes e as paredes sujas e degradadas. O tempo tinha parado ali. Mantinham-se diversos testemunhos da época: os colchões de palha onde dormiam os “refugiados”, a forca, o pátio onde eram feitos os fuzilamentos... Visitei tudo. Cheguei a entrar na câmara de gás. As casernas exibiam vários testemunhos documentais como pilhas de cabelos cortados, dentes arrancados, óculos, malas e pertences pessoais, fotografias (de frente e de perfil) de quem por lá passou... É impossível descrever os rostos daquelas fotografias...
Depois fui ao Campo 2 – Birkenau – situado um pouco mais longe. Não entrei mas sente-se um arrepio ao ver a imagem do fim da linha a passar por baixo do arco que dá entrada no campo. Aqui capitalizou-se a experiência adquirida no Campo 1: as casernas eram barracões sumários e não havia apenas uma câmara de gás... as chaminés dos fornos crematórios tinham uma presença impressionante.
Levei a máquina fotográfica mas não consegui fazer uma fotografia sequer. Trouxe apenas os dois postais que mostro aqui . O local tem direito ao silêncio.

Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo