Oświęcim – Brzezinka - Lembranças
Este nome pouco dirá à maior parte das pessoas. Trata-se de uma localidade na Polónia que, tal como muitas outras sob o domínio alemão durante a Segunda Grande Guerra, recebeu outra designação. GdanskDänzig, por exemplo, e Oświęcim veio a tornar-se conhecida pelo nome de... Auschwitz. foi re-baptizada
Estive aqui em 1995. A caminho de Cracóvia resolvemos fazer um desvio para conhecer a localidade, uma pequena aldeia simpática até. Não sei porque foi escolhida para este destino... Um pouco fora de mão situava-se o Campo 1, de dimensões relativamente pequenas, onde foram feitas as primeiras “experiências”. A sua organização era, basicamente, a de uma prisão ou de um campo de refugiados: várias “casernas” alinhadas e alternadas com pátios e mais alguns edifícios de apoio, tudo cercado por uma dupla cerca de arame farpado electrificado. A entrada era feita por um portão com a emblemática inscrição: “Arbeit mach frei” (o trabalho liberta).
Apesar de o dia estar bonito (era o mês de Julho) o campo mantinha um aspecto sinistro, com as suas cores tristes e as paredes sujas e degradadas. O tempo tinha parado ali. Mantinham-se diversos testemunhos da época: os colchões de palha onde dormiam os “refugiados”, a forca, o pátio onde eram feitos os fuzilamentos... Visitei tudo. Cheguei a entrar na câmara de gás. As casernas exibiam vários testemunhos documentais como pilhas de cabelos cortados, dentes arrancados, óculos, malas e pertences pessoais, fotografias (de frente e de perfil) de quem por lá passou... É impossível descrever os rostos daquelas fotografias...
Depois fui ao Campo 2 – Birkenau – situado um pouco mais longe. Não entrei mas sente-se um arrepio ao ver a imagem do fim da linha a passar por baixo do arco que dá entrada no campo. Aqui capitalizou-se a experiência adquirida no Campo 1: as casernas eram barracões sumários e não havia apenas uma câmara de gás... as chaminés dos fornos crematórios tinham uma presença impressionante.
Levei a máquina fotográfica mas não consegui fazer uma fotografia sequer. Trouxe apenas os dois postais que mostro aqui . O local tem direito ao silêncio.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)