sexta-feira, 11 de junho de 2010

Realidade Virtual: ferramentas futuras



A expressão realidade virtual é cada vez mais usada e explorada nos dias que correm. O mundo aposta no avanço da tecnologia e, por isso mesmo, existem hoje cada vez mais objectos e dispositivos que assumem a função de interface e que permitem ao indivíduo experimentar novas realidades. O imaginário da realidade virtual é hoje criado, recriado e descoberto por cada indivíduo que entra neste universo.
A realidade virtual é considerada um modo de visualização, manipulação e interacção com computadores, onde se substituem ecrãs por projectores e teclados por luvas de dados que controlam os movimentos do utilizador.
Com o avanço tecnológico dos equipamentos computacionais, existem hoje inúmeros interfaces homem-computador que permitem ao indivíduo experimentar diversos ambientes virtuais em tempo real, interagindo com os mesmos. O objectivo é viver experiências num outro mundo, movimentando-se, fazendo escolhas e manipulando objectos.
Através da percepção e da imagem captada o cérebro constrói um modelo que designamos de realidade. Na realidade virtual são criados mundos tridimensionais, onde cada um de nós pode interagir com diversos objectos e adquirir novas sensações. Mundos sensoriais onde a criatividade abre portas para o futuro.
De facto, com o avanço tecnológico, hoje podemos diferenciar vários tipos de sistemas de RV (Realidade Virtual) que são constituídos por diferentes níveis de interacção, de velocidade e de potência.
Quando falamos em ambiente virtual imersivo, falamos de tecnologia mais avançada, que cerca o indivíduo de imagens geradas por computador e que lhe retiram a possibilidade dos seus sentidos percepcionarem o mundo físico exterior. Desta forma o sentido de presença do utilizador aumenta, fazendo com que este tenha a sensação de estar de facto no local. Os dispositivos que provocam esta sensação são, por exemplo, os Capacetes Digitais e as Cavernas Digitais, onde são projectados gráficos em três dimensões. Por sua vez existem dispositivos que possuem um maior interacção, como é o caso das Luvas Digitais, que permitem o movimento e manipulação dos objectos.
Existe uma grande quantidade de objectos que foram desenvolvidos tecnologicamente com base no vídeo, áudio e 3D e que nos permitem viajar por estes universos. Da criação de luvas digitais passando por óculos estereoscópicos a monitores e teclados, tudo nos faz adquirir um conjunto de novas sensações.
Para além do lado lúdico e criativo característico dos sistemas de Realidade Virtual, existe uma expansão cada vez maior do virtual em várias áreas comerciais. É o caso da indústria dos jogos e entretenimento, das comunicações à distância, da simulação de treinos de aviões e segurança militar, da robótica e até mesmo da arquitectura e urbanismo.
A cada nova invenção, dá-se um passo para o futuro. Uma janela é aberta e mostra-nos novos universos virtuais que se aproximam todos os dias da realidade que nos cerca.
Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo