terça-feira, 15 de junho de 2010

Selo dos Correios do Brasil homenageia o navegador florentino Américo Vespúcio

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) faz uma homenagem ao navegador florentino, Américo Vespúcio, com a emissão especial de selos da Série Relações Diplomáticas. A coleção “Brasil-Itália – Américo Vespúcio” foi lançada, nas cidades de Arraial do Cabo (RJ) e Curitiba (PR).
O bloco que contém dois selos, criado pela artista Maria Maximina, apresenta elementos que remetem à vida de Américo Vespúcio: mapas, cartas, panoramas de Florença (Itália) e Arraial do Cabo (Brasil). A imagem da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, de 1506, e o Obelisco Américo Vespúcio, na Praia dos Anjos, local onde a primeira armada portuguesa aportou, também compõem a peça filatélica.
Os selos mostram, ainda, caravelas típicas dos séculos XV e XVI. A logomarca do Ano da Itália no Brasil, que ocorrerá em 2011, também fará parte da homenagem.

O selo superior retrata o navegador na juventude e o inferior sua imagem na maturidade, já reconhecido como o desbravador do Novo Mundo. As técnicas utilizadas foram desenho vetorial, fotografia e computação gráfica. A tiragem é de 150 mil blocos, com dois selos, e o valor facial é de R$ 2,40 cada.

Américo Vespúcio percorreu o litoral brasileiro entre 1501 e 1502 com o objetivo de investigar as potencialidades econômicas e explorar a recém descoberta costa do Brasil. Retornando em 1503, chegou ao litoral nordestino e, mais tarde, ao litoral do Estado do Rio de Janeiro, na região do Arraial do Cabo Frio. A popularidade da narrativa de suas viagens o converteu em um dos autores mais vendidos à época, após o primeiro texto impresso sobre o Brasil. 
Américo Vespúcio nasceu em 9 de março de 1454 em Florença e faleceu em Sevilha, Espanha, em 22 de fevereiro de 1512. Como representante de armadores florentinos, o mercador e navegador Vespúcio encarregou-se em Sevilha do aprovisionamento de navios para a segunda e a terceira viagens de Cristóvão Colombo.
A popularidade das narrativas de suas viagens converteu-o num dos autores mais vendidos da época. Em texto sobre o Brasil, ele relata: “ E se no mundo existe algum paraíso terrestre, sem dúvida não deve estar muito longe destes lugares”.

Em Tratado publicado pela Abadia de Saint-Dié-des-Vosges, emLorena, França, foi sugerido que o nome do Novo Mundo descoberto deveria ser América, feminino por analogia à Europa, à Ásia e à África e, ao mesmo tempo, como se fosse a terra de Américo.

http://www.radioitaliana.com.br/
blogdoaleitalia 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo