Automóveis futuristas do passado: General Motors
As novas linhas de design automóvel iniciadas pela Ford não deixaram a concorrência indiferente. Foi o caso da General Motors que respondeu de imediato criando o Firebird. Este automóvel foi verdadeiramente inovador e assumidamente inspirado na aeronáutica e na conquista espacial. Ao contrário de muitas propostas da Ford, que não passaram de desenhos, saltou da prancheta para a realidade, sendo mesmo construídos vários protótipos.
O primeiro protótipo a ser concretizado foi o Firebird I, em 1954. As semelhanças com um avião são por demais evidentes e deliberadas mas o desenho é demasiado primário. Além do mais tinha um uso limitado: um único lugar exíguo, falta de espaço para bagagens, etc. - não era ainda um automóvel.
A evolução do conceito levou ao Firebird II, talvez o mais interessante da série e - este sim - um verdadeiro automóvel familiar. As inovações foram mais e muitas. O veículo era movido por uma potente turbina a gás e controlado por um joystick tal como um avião. Dispunha ainda de sensores de direção, radar e câmara de filmar para o retrovisor. Recorde-se que estávamos apenas em 1956...
Dois anos depois surgia a terceira evolução, o Firebird III, menos interessante a todos os níveis queo seu antecessor. Foi a última versão deste fabuloso carro. Depois desta incursão pelo futurismo a GM virou-se para veículos mais convencionais.
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)