Citroen C-Zero: O elétrico da França
Se a Renault está a preparar o lançamento de quatro modelos elétricos (isso mesmo - quatro!) até 2012, o grupo PSA, composto majoritariamente pelas marcas Peugeot e Citröen, encontra-se muito atarefado para acompanhar a proposta do seu eterno rival francês. A Peugeot já se encontra na corrida com o seu iOn, recentemente lançado no salão de Frankfurt, e a Citröen divulgou agora a sua intenção: vender um veículo elétrico tendo como meta o último trimestre de 2010. O C-zero possui quatro lugares e uma silhueta característica que lembra vagamente um ovo. Encontra-se já em comercialização no mercado japonês.
Este fato não é de estranhar se nos lembramos que ambas as viaturas são clones do Mitsubishi i-MiEV, devido à parceria existente entre o grupo francês e o construtor nipónico, o mesmo acontecendo, aliás, com o Mitsubishi Outlander, o Peugeot 4007 e o Citröen C-Crosser.
Para se mover, o pequeno ovo usa um motor elétrico de 64cv e tração nas rodas traseiras, o que lhe permite performances equivalentes a um carro a gasolina do mesmo segmento. Possui uma autonomia de 130 quilómetros, mais que suficiente para um carro citadino mas limitada para percursos maiores. Para recarregar totalmente a bateria numa tomada comum de 220V são necessárias cerca de seis horas. Em alternativa, se conseguirmos encontrar uma tomada de 400V, em pouco mais de meia hora obteremos 80% da capacidade máxima da bateria.
Apesar de algumas limitações técnicas, como é o caso da autonomia, os veículos elétricos, vão surgindo em número cada vez maior e parecem querer ficar. Os grandes construtores já fizeram as suas apostas e espera-se que, dentro de pouco tempo, o mercado de automóvel apresenta um leque de ofertas variadas neste domínio, tal como acontece agora com os motores a gasolina.
Mas o principal obstáculo é mesmo o preço: 30 mil euros, ou seja, cerca de 45 000 dólares. Ainda é muito dinheiro...
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)