Falsificação digital
Uma nova tecnologia em desenvolvimento permitirá em breve identificar uma imagem digital como tendo sido capturada por uma determinada câmara. Com princípios algo semelhantes aos da balística, o método consiste num algoritmo que identifica a imagem baseado na singularidade de um padrão, único em cada câmara digital, de não uniformidade pixel a pixel, que se traduz por um fraco sinal de ruído digital na imagem, que permanece consistente em todas as imagens capturadas pela mesma câmara.
Desenvolvido pelos Dr. Jessica Fridrich, Jan Lukáš e Miroslav Goljan, investigadores da Binghamton University, este algoritmo permite identificar a “impressão digital” da câmara, que tem origem na singularidade da manufatura da câmara e dos seus sensores, e constitui neste momento a mais robusta ferramenta de detecção de falsificação de imagens digitais. A primeira aplicação prática desta tecnologia prende-se com os fotógrafos de pornografia infantil que habitualmente baseiam a sua estratégia de defesa na alegada não captura das imagens em questão com a sua câmara, alegação que ficará a partir de agora bem mais complicada de sustentar.
Os investigadores da equipe da Dr.ª Fridrich planejam, num futuro próximo, aplicar esta técnica às imagens obtidas por scanner e por vídeo, tornando a vida mais difícil aos que utilizam para fins menos próprios a imagem digital.
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)