Farol do futuro
Em Dubai nem tudo é esbanjamento, ilhas ou pistas de ski. Neste momento existe um projeto para um edifício de 400 metros de altura a implantar no coração da cidade denominado Lighthouse Tower que se poderá tornar uma referência em termos de arquitetura sustentável. O fato de se tratar de uma torre, tradicionalmente conectada com o consumo energético, pode parecer um paradoxo mas não é. Inédito.
Trata-se de um exercício conceitual levado a cabo pela firma Atkins, especializada em obras no Dubai. O projeto só existe no domínio virtual - por enquanto - e foi idealizado de modo a produzir um baixo impacto ambiental a começar pela sua construção, graças à escolha de materiais e sistemas estruturais adequados; depois de concluído deverá reduzir o consumo de água para 40% e o de energia para 65% relativamente a um edifício tradicional. Metas ambiciosas...
A organização interna é engenhosa: articula espaços e jardins interiores quer na horizontal quer na vertical, assegurando um bom desempenho "social" e também ambiental sem o auxílio de sistemas mecânicos. Mas o aspecto mais interessante reside na capacidade de produzir energia através de 4000 células foto-voltaicas incorporadas no grande envidraçado da fachada Sul e de três geradores eólicos de 29 metros de diâmetro situados na parte mais elevada.
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)