sexta-feira, 2 de julho de 2010

Festival 'Sem Fronteiras'

Depois do sucesso das duas primeiras edições, daqui a uma semana, de 7 a 9 de julho, a Casa do Cinema de Roma abre suas portas para um pequeno-grande festival de cinema, quase sem concorrentes no mundo. Trata-se do Festival de Cinema "Sem Fronteiras", criado pela jornalista Fiamma Arditi e realizado este ano sem nenhuma ajuda pública confirmada, mas apoiado pelo esforço de dezenas de pequenos parceiros privados. Este ano ele é dedicado "aos filmes que mostram o quanto os seres humanos têm em comum", muito além das separações determinadas pelo medo, pelos preconceitos ou pela ignorância.

Um cinema de sentimentos e histórias de extraordinária solidariedade com uma programação recheada de novidades excelentes: filmes e histórias dedicadas - na intenção dos organizadores - "principalmente aos mais jovens, àqueles garotos e meninos que herdarão o mundo de amanhã, que esperamos seja mais humano do que é hoje".

Como testemunhas do espírito do festival 'Sem Fronteiras' estavam o cineasta italiano Claudio Noce ('Good Morning Haman'), o músico de Guiné Bissau, Filomeno Lopes, a jornalista palestina Iman Sabbah. Patrocínios ilustres da Unesco, da Presidência do Conselho de Ministros, das Universidades de Roma e Bolonha, Agiscuola.

Entre os títulos de destaque nos três dias intensos de projeção na Casa do Cinema estão os filmes canadense 'The Necessities of Life' de Benoit Pilon (candidato ao Oscar), o sul-africano 'Skin' de Anthony Fabian, o apaixonante 'Amreeka' da norte-americana Cherien Dabis já premiado em Cannes (Quinzaine des Realisateurs).

Entre os eventos especiais: uma mostra dedicada ao tema da água, com uma seleção de ensaios fotográficos e cinematográficos de uma escola primária romana e de outra de Nova York; o concerto 'Malawi Wooyee' da Alleluya Band (porque cinema e música são as linguagens universais da compreensão humana); a seleção de curtas-metragens do programa 'Plural Plus' da Unesco dedicado às diversidades culturais.

Uma pré-estreia absoluta para 'Haiti Shorts', uma seleção de trabalhos realizados por jovens estudantes do cinema da ilha caribenha no dia seguinte ao terremoto, que devastou a terra e transformou a vida de um povo inteiro.
 
blogdoaleitalia 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo