sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Gioconda nua, pós restauração

Margherita di Savoia  - O rosto sereno, os cabelos encaracolados. Os ombros brancos e fortes, na famosa pose três-quartos, e a surpresa dos seios nus, ostentados com graça e segurança.

A 'Gioconda è nuda' estará na mostra-evento que de 2 de agosto a 3 de setembro contará o mito da pintura mais famosa do mundo nas salas do Torrione, em Margherita di Savoia (cidade da Puglia, na província de Foggia).

Fortemente desejada pela nova prefeita local, Gabriella Carlucci, e realizada em colaboração com o Museu Ideal Leonardo da Vinci, a exposição mostrará pela primeira vez após a restauração a Gioconda nua pintada por Gian Giacomo Caprotti, conhecido por Salai, o discípulo predileto de Leonardo da Vinci.

"Certamente esta obra vai enriquecer ainda mais a galeria das Giocondas Nuas, que compreende a do Hermitage, a McKenzie, a Chantilly e outras oito da área flamenga", comentou o diretor do Museu Da Vinci, Alessandro Vezzosi. Ao mesmo tempo, aumenta o mistério sobre o retrato do Louvre, do qual ainda não se confirmou a identidade e datação e que no tempo está revelando uma rica produção 'paralela'.
A mostra da Puglia pretende fazer um balanço da situação, com intervenções de especialistas, a apresentação de novas teses e análises (como a última radiografia feita na tela do Louvre) e com uma comparação ideal entre todas as Monas Lisas existentes, originais ou falsificadas, com duas seções expositivas: uma histórica, com obras e documentos do XVI ao XIX século; e uma contemporânea, que desde o furto de 1911 chega às reinterpretações do século XX, com Marchel Duchamp, as Giocondologias de Jean Margat e as análises de DNA visual da Mona Lisa de Franco Fossi.

"A cada dia se descobre algo novo sobre ela ou sobre a história de Leonardo", disse Vezzosi. "Pessoalmente, identifiquei em uma sala do Parlamento uma Gioconda vestida, que pertenceu aos Torlonia e da qual se tinha perdido os paradeiro. Espero analisá-la em breve. Por trás, ela tem uma interessante escrita francesa, parcialmente desgastada". É o que basta para alimentar ainda mais o mistério.

www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo