Medellín - Colômbia
O Jardín Botánico Joaquín Antonio Uribe de Medellín possui desde há pouco tempo um local com cerca de 5000 m2 destinado à criação e exposição de orquídeas. O orquideorama - assim foi chamado - é um espantoso espaço aberto resguardado por uma cobertura em engradado de madeira de pinho. Na base desta estrutura encontram-se dez árvores-flor de forma hexagonal construídas em perfis de aço e recobertas por uma "pele" de ripas da mesma madeira contendo no seu núcleo central um jardim temático. O projeto, da autoria do gabinete PlanB, ganhou recentemente um prémio de arquitetura.
Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia e um importante centro industrial e comercial nomeadamente do comércio de flores que ficou tristemente conhecida pela associação aos cartéis da droga. Porém, com o seu desmantelamento a cidade foi recuperando lentamente do seu estigma e atualmente é um destino turístico muito procurado. É também e sobretudo um exemplo de bom urbanismo.
Embora o jardim botânico seja já centenário somente em 1972 foi institucionalizado. Nesta data criou-se também o orquideorama e tiveram início profundas obras de remodelação na estrutura do parque realizadas em articulação com outras intervenções de vulto por toda a cidade - um investimento claro no domínio da renovação urbana. O resultado desta aposta a médio/longo prazo está à vista. O jardim botânico de Medellín é, para além de um local de investigação científica, um espaço público de recreação e de educação ambiental e cultural.
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)