sexta-feira, 16 de julho de 2010

Poluição ameaça patrimônio cultural italiano

Mais de 40 pesquisadores de nove países denunciaram ao ministro dos Bens Culturais da Itália, Sandro Bondi, a grave situação de peças pré-históricas - de valor inestimável - do acervo arqueológico do Museu de História Natural de Verona, que, após serem transferidas do local de exposição, foram danificadas pela poluição ambiental.

Cientistas de países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, França, Alemanha e Israel, entre outros, convidaram o ministro Bondi em um carta a intervir naquilo que descreveram como "uma poluição grave, sem precedentes na história do patrimônio cultural mundial".

As relíquias arqueológicas foram movidas entre 2006 e 2008 de instalações controladas e que respeitam as regras do Museu de História Natural de Verona, para o piso térreo do antigo Arsenal nesta mesma cidade, em um ambiente contaminado por gases provenientes de combustíveis fósseis.

A ação desses gases penetrou no material particularmente poroso das pedras, alterando sua cor original para tonalidades de azul.

Os peritos disseram que raspadores, formões, gravuras e vasos de cerâmica, dezenas de milhares de peças, foram irreversivelmente danificados. Economicamente, o prejuízo foi estimado em centenas de milhões de euros.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo