sexta-feira, 30 de julho de 2010

Último final de semana para conferir o acervo do Memorial do Imigrante em 2010

O complexo arquitetônico que abriga o Memorial do Imigrante, museu da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, informa o encerramento da visitação ao espaço a partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto, para obras de restauro e requalificação arquitetônica e museológica.
As obras, que têm duração de 12 meses e custo de R$ 5,2 milhões, englobam, além do restauro, a requalificação da instituição cultural em relação à sustentabilidade ambiental, acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, segurança patrimonial e conforto térmico. Estão previstas ainda a implantação de um auditório com 150 lugares, a readequação das áreas de reserva técnica e exposições temporárias, além da criação de novos espaços para o café e a loja do museu.
Durante o restauro, a pesquisa aos Livros de Registro de Imigrantes da Hospedaria e a emissão de certidões e declarações, será mantido pela Internet (www.memorialdoimigrante.org.br) ou pelo telefone (11- 2692-1866 ramal 224). Para quem quiser consultar pessoalmente os Livros de Registro de Imigrantes que passaram pela Hospedaria e dados sobre a imigração, serão instalados dois totens de pesquisa na Subprefeitura da Mooca (rua Taquari, 549), com atendimento ao público de 2ª a 6ª feira, das 13h às 18h. 
Sobre o Memorial do Imigrante
Instituição do Governo de São Paulo e membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da UNESCO, Rede Brasileira de Centros de Estudos das Migrações e IOM (International Organization for Migration), o Memorial do Imigrante é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração no Estado de São Paulo nos últimos 120 anos.
Criado em 1998, o museu está sediado no bairro da Mooca, no local onde funcionou a extinta Hospedaria dos Imigrantes – que recebeu, entre os séculos XIX e XX, mais de 2,5 milhões de imigrantes de 70 nacionalidades. O espaço é tombado desde 1982 pelo CONDEPHAAT e CONPRESP. Em 2009, os Livros de Registro de Imigrantes da antiga Hospedaria foram classificados no Programa Memória do Mundo da UNESCO.
Mais informações:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo