Último final de semana para conferir o acervo do Memorial do Imigrante em 2010
O complexo arquitetônico que abriga o Memorial do Imigrante, museu da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, informa o encerramento da visitação ao espaço a partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto, para obras de restauro e requalificação arquitetônica e museológica.
As obras, que têm duração de 12 meses e custo de R$ 5,2 milhões, englobam, além do restauro, a requalificação da instituição cultural em relação à sustentabilidade ambiental, acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, segurança patrimonial e conforto térmico. Estão previstas ainda a implantação de um auditório com 150 lugares, a readequação das áreas de reserva técnica e exposições temporárias, além da criação de novos espaços para o café e a loja do museu.
Durante o restauro, a pesquisa aos Livros de Registro de Imigrantes da Hospedaria e a emissão de certidões e declarações, será mantido pela Internet (www.memorialdoimigrante.org. br) ou pelo telefone (11- 2692-1866 ramal 224). Para quem quiser consultar pessoalmente os Livros de Registro de Imigrantes que passaram pela Hospedaria e dados sobre a imigração, serão instalados dois totens de pesquisa na Subprefeitura da Mooca (rua Taquari, 549), com atendimento ao público de 2ª a 6ª feira, das 13h às 18h.
Sobre o Memorial do Imigrante
Instituição do Governo de São Paulo e membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da UNESCO, Rede Brasileira de Centros de Estudos das Migrações e IOM (International Organization for Migration), o Memorial do Imigrante é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração no Estado de São Paulo nos últimos 120 anos.
Criado em 1998, o museu está sediado no bairro da Mooca, no local onde funcionou a extinta Hospedaria dos Imigrantes – que recebeu, entre os séculos XIX e XX, mais de 2,5 milhões de imigrantes de 70 nacionalidades. O espaço é tombado desde 1982 pelo CONDEPHAAT e CONPRESP. Em 2009, os Livros de Registro de Imigrantes da antiga Hospedaria foram classificados no Programa Memória do Mundo da UNESCO.
Mais informações:
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)