The commons: As coleções fotográficas do mundo
O The Commons nasceu de um projeto piloto que unia a equipe do Flickr à Library of Congress ao redor do objetivo de disponibilizar todo o acervo de imagens daquela instituição cujas informações a respeito não fossem conhecidas: posse de direitos, ao ano da fotografia, pessoas retratadas etc. Em três meses de existência, as páginas do projeto já haviam conseguido reunir mais visitas do que as próprias imagens postadas diariamente; todos curiosos e fascinados com a coleção, a maioria dispostos a aceitar o trabalho proposto: identificar as fotografias.
Partindo do princípio de inteligência coletiva (qualquer um pode editar informações seguindo determinadas regras), o The Commons convida usuários que reconheçam aquelas imagens como fazendo parte de seu próprio passado familiar ou afetivo, ou que possuam conhecimento específico nessa área (como bibliotecários, historiadores, fotógrafos profissionais, jornalistas e arquivistas), para que adicionem tags (etiquetas) para futura localização de uma cada imagem, além dos tais dados desconhecidos.
Havia ali um espaço fabuloso, aquilo estava claro. Em pouco tempo, outras instituições se uniram também ao projeto disponibilizando seus acervos e, hoje, 19 arquivos alimentam a sessão do The Commons, entre eles o Smithsonian Instituition, o Australian War Memorial, a New York Public Library, a National GaleryBibliotèque de Toulouse e a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal. irlandesa, a
Instituições de herança cultural de qualquer parte do mundo podem participar, bastando, para isso que entrem em contato com flickr-commons@yahoo-inc.com, expressando o desejo e possibilidade de alimentar uma conta com imagens em domínio público, ou seja, aquelas cujas licenças já expiraram ou cujos direitos são desconhecidas.
Espectadores ou participantes, nos fica usufruir dessa fantástica galeria que pertence a todos nós, desejando que lhe venham ainda muitos anos e muitas imagens.
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)