segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Curitiba - Circuito Italiano

Bem próximo a Curitiba você pode fazer um passeio divertido com a família e os amigos e que foge das tradicionais idas ao shopping ou aos restaurantes de Santa Felicidade. A idéia de reunir pequenas propriedades como pesque-pague, restaurantes, hotéis fazenda, parques, praças e igrejas históricas deu origem ao Circuito Italiano de Turismo Rural em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (você pode ter acesso ao mapa no Posto de Informações Turísticas de Colombo). O Circuito tem como atrações, além das mencionadas acima, o Parque Municipal Gruta do Bacaetava.

Herança dos italianos, as vinícolas e cantinas têm espaço garantido no roteiro. Se estiver com crianças, não deixe de ir ao Ristorante Grande Famiglia que, além de servir carnes em geral, oferece também polenta, leitão a pururuca e café colonial. As verduras para as saladas são cultivadas no local, colhidas no momento em que vão para a mesa.

Deixadas à vontade, as crianças podem brincar no parquinho, ver os porquinhos da índia e os coelhos. Se sobrar energia, podem até no final de tarde pescar um peixe no lago. Passado o almoço a rede é uma tentação, ainda mais podendo apreciar o aroma dos eucaliptos, admirar a paisagem, o verde, relaxar um pouco.

Entre tantas vinícolas no roteiro, a que visitei foi a vinícola Franco Italiano, tão bem cuidada pela simpática Dona Ivone, uma das proprietárias do local, que logo na entrada veio nos receber oferecendo um cálice de vinho, licor ou uma grapa para degustação. Além dos alcoólicos, a casa produz e comercializa suco de uva, queijos, salame e diversas compotas, a preços bem acessíveis. Ao lado do galpão estão as parreiras carregadas de uva, que podem ser degustadas direto do pé. A maior atração do Circuito sem dúvida é a Gruta do Bacaetava, aberta à visitação pública gratuita de quarta a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. O passeio é genial: com lanternas em punho (oferecidas no local), vai-se caminhando por uma pequena estradinha cheia de plantas nativas que levam à gruta.    Por dentro da caverna chega-se ao local, a nascente de um rio. O caminho é orientado por um instrutor que fala algumas curiosidades, como por exemplo: a descoberta da Gruta do Bacaetava aconteceu há cerca de 106 anos pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram a Colombo. Uma dica importante: é melhor ir de tênis ou bota (se estiver frio), pois no meio da gruta você passa por um riozinho, pedras escorregadias, e não é nada agradável ficar com o pé molhado. Para um grupo acima de 15 pessoas, é necessário fazer reserva. Vale a pena, tão pertinho de Curitiba, um roteiro para toda família.

Posto de Informação de Colombo - Rodovia da Uva, 270 – Roça Grande - 3656-6639
Secretaria Municipal de Turismo – R. Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro - 3656-4849
Gruta do Bacaetava – R. Antonio Gasparin, s/nº - Bacaetava - 3656-5669
Ristorante Grande Famiglia – Rod. da Uva, 4270 – Jardim Arapongas - 3656-5252

Colaboração e fotos: Bianca Muzzillo

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo