Primeira mulher gondoleira em Veneza
Veneza - A exclusividade masculina na condução das gôndolas de Veneza, que se manteve por nove séculos, foi quebrada hoje, quando a italiana Giorgia Boscolo passou pelo último exame profissional exigido pela categoria.
Boscolo, de 24 anos, casada e mãe de dois filhos, sonhava desde pequena em ser "gondoleira" e poder levar os turistas para passear pelos canais. Ela contou que sempre teve o apoio do pai, Dante, o qual ensinou que a igualdade entre homens e mulheres deve existir tanto na água como fora dela.
Após um ano de aulas teóricas e provas práticas, a jovem conseguiu ser aprovada no exame final do curso ministrado pela Entidade pela Conservação das Gôndolas, junto a outros 21 aspirantes a "gondoleiros".
O prefeito de Veneza, Giorgio Orsoni, afirmou que a data de hoje é histórica ao dizer que na cidade "as inovações positivas são sempre bem-vindas, e ainda mais esta, que faz com que se dê um passo adiante sério em matéria de paridade de oportunidades entre os sexos".
Boscolo, no entanto, não dispõe de uma gôndola e de licença própria -- existem apenas 425 no total --, mas a partir da semana que vem já poderá substituir outros "gondoleiros" oficiais, recolhendo passageiros nas plataformas instaladas em pontos de atracação dos barcos que chegam a Veneza.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)