Primeiro carro voador é aprovado nos EUA para produção comercial
Clique para ampliar
Como num filme futurista, o consumidor comum poderá escolher em 30 segundos, se prefere seguir por terra ou pelo ar. O Transition lembra um fusca numa versão moderna e com asas. Ele tem capacidade para duas pessoas e consegue alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h nas ruas e até 185 km/h no céu. Segundo os fabricantes, a máquina funciona com gasolina é ideal para viagens de até 800 quilômetros.
O motorista vai precisar além da carteira de habilitação, de um brevê de piloto de avião. O veículo recebeu aprovação para ser produzido como uma aeronave esportiva leve, mas acabou com 50 quilos a mais do que o permitido. Levando em conta os equipamentos de segurança exigidos, a FAA autorizou a diferença de peso.
Clique para ampliar
A empresa dona do carro voador anunciou o custo inicial de 200 mil dólares, ou cerca de 360 mil reais. 70 pessoas já estão interessadas e deverão realizar um curso de 20 horas para adquirir a licença e pilotá-lo. A chegada do Transition nas ruas está prevista para o ano que vem.
Mas, não será em qualquer lugar que o veículo poderá levantar voo inicialmente. A Terrafugia terá que definir melhor essa questão. Os responsáveis pelo projeto comemoram e ressaltam que o Transition terá potencial para “mudar o mundo da mobilidade pessoal".
Fotos: No topo, o carro voador Transition idealizado por engenheiros da empresa norte-americana Terrafugia sendo abastecido em um posto de gasolina. Na sequência, o Transition em vôo após decolar do aeroporto de Plattsburgh, em Nova Iorque. Acima, vídeo mostra o carro nas ruas e seu teste final realizado no primeiro semestre de 2009. Crédito: Terrafugia.
Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/invencoes_descobertas.php?posic=dat_20100701-101646.inc
Apolo11.com - Todos os direitos reservados
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)