Começa a Semana da Língua Italiana no Mundo



Montevidéu - A exposição "Eduardo Vernazza: um lápis na escuridão" abriu ontem (13) a 10ª Semana da Língua Italiana no Uruguai, durante a qual haverá várias conferências, mostras e exibições de filmes.

A exposição do artista plástico Vernazza (1910-1991) estará no Instituto Italiano de Cultura, que sediará a maioria das atividades até o próximo dia 27.

Na quarta-feira da próxima semana, ocorrerá na sala Verdi de Montevidéu um concerto em homenagem aos músicos Luis Sambucetti e Gerardo Grasso, em recordação ao 150º aniversário de seus nascimentos.

"Meu irmão é filho único", um filme realizado em 2007 por Daniele Luchetti, será exibido no dia 25, e no dia 27 será a vez de "Os amigos do bar Margarita", de Pupi Avati.

A Semana será encerrada com palestras sobre a língua e a cultura italianas, a poesia e a música popular da Itália, assim como a encenação da peça de teatro "Enganos" de Luigi Pirandello, dirigida por Franklin Rodríguez.

A banda italiana Anna Castelli trio abre hoje(14) o evento em Buenos Aires, que até o dia 22 oferecerá um ciclo de filmes, palestras e apresentações de livros, com o slogan "Uma língua como amiga. O nosso italiano e o dos outros".

A partir do dia 18, será realizado um seminário sobre a literatura italiana, que inclui os últimos 30 anos, na sede do Instituto Italiano de Cultura de Buenos Aires, que coordena e promove todas as atividades do evento.

O encontro também é apresentado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, a Accademia della Crusca, o Alto Patronato do Presidente da República Italiana, a Embaixada da Itália, o Consulado Italiano de Buenos Aires, a Embaixada da Suíça, o Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires e a Associação Dante Alighieri portenha.

O ciclo de filmes incluirá o documentário "Sotto il Celio Azzurro" (Edoardo Winspeare, 2009) e "Ho fatto il mio coraggio" (Giovanni Princigalli, 2009).

Na programação também consta uma palestra a cargo da Fundação Suíça Pro Veneza, que há mais de 30 anos desenvolve atividades em prol da cidade lacustre. A citada fundação integra a Associação de Comitês Privados Internacionais para a Salvaguarda de Veneza.

www.ansa.it/www.ansalatina

Comentários