Caça pousa em navio civil - Para quem não sabe..

Na noite de 6 de junho de 1983, a tripulação do comercial espanhol Alraigo  viram um caça da Marinha Real em suas cabeças e espetacularmente pousando no convés do seu navio. O piloto, prestes a ficar sem combustível, feito uma desesperada manobra encima do navio A cena durou apenas 30 segundos e entrou para a história como o primeiro pouso de um caça militar em um navio civil no mar. Poucas horas depois, a aeronave seria transferida para Tenerife e retidos pela tripulação durante vários dias. Esta é a história do evento que quase desencadeou um conflito diplomático :

Era 11 horas da segunda-feira o cargueiro canário Alraigo cerca de 120 milhas náuticas a sudoeste de Porto (Portugal). No céu, o piloto Ian Watson, estava circulando na área sob o comando do FRS1/FA2-ZA176 Sea Harrier em vôo de reconhecimento. Watson havia decolado do porta-aviões HMS Illustrious e após vários minutos no ar  e descobriu que o equipamento de navegação ou de rádio,não funcionava ele não tinha maneira de encontrar o caminho de volta. Depois de tentar localizar visualmente o porta-aviões e seu combustivel já estava no fim., Watson  viu a silhueta do navio Alraigo nas águas do Atlântico e não hesitou em realizar um pouso vertical no único objeto flutuando em milhas. 
Os marinheiros do Alraigo não podiam acreditar no que aconteceu. Watson descobriu que tudo estava em ordem e foram apresentados à equipe. No entanto, o capitão, que tinha de cumprir os seus horários, mandou todos tomarem seus lugares que  continuaria indo para Tenerife, onde teria que entregar sua carga.
Nos próximos minutos, a notícia de que um dos seus combatentes estava em um cargueiro civil chegou ao Ilustre HMS que começou a enviar sinais de radio com a intenção de desviar Alraigo para Portugal. Mas o capitão não estava disposto a ir. Poucas horas depois chegou a notícia aos meios de comunicação e a tensão foi crescendo a cada minuto.
Três dias depois, ao meio-dia de quinta-feira 09 de junho, o Alraigo entrou no porto de Tenerife, na presença de centenas de espectadores, com um avião de caça em sua carga Nos próximos dias, o governo britânico começou os esforços para recuperar os equipamentos (no valor de 1.500 milhões de pesetas) e prometeu recompensar a equipe do Alraigo pelos riscos enfrentados . Na verdade, embora a manobra foi considerada heróica, era um perigo real para os homens de Alraigo: um excesso de peso na capa poderia ter alterado os centros de gravidade e fazer o navio afundar, para não mencionar os danos que poderiam ter causado o calor dos motores.


Finalmente, o Governador Civil de Santa Cruz de Tenerife ordenou a aterrissagem do avião sob a ameaça de uso da força. Em 15 de junho, às 15:10 horas, uma empresa de guindaste puxou o avião e colocou sobre o convés do navio britânico.

Segundo alguns meios de comunicação, como El Pais A tripulação iria receber cerca de 3,6 milhões de pesetas, como uma recompensa pelo resgate, uma bela recompensa para uma das experiências mais surreais que já viveram no mar.

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