Esculturas feitas de Queijo
A norte-americana Sarah Kaufmann podia usar os tradicionais materiais para as suas esculturas: pedra, mármore, talvez bronze. Podia, mas não usa. Todas elas são construídas sob e com queijo. Uma técnica que passou de pequeno negócio a uma carreira a full-time: Sarah percorre durante todo o ano os mais variados eventos dando a conhecer os segredos da sua arte.
fonte: http://obviousmag.org/
Nascida e criada em Wisconsin, a ideia de produzir esculturas em queijo foi para si algo que aconteceu… naturalmente. Habituada a estar rodeada pelas várias fábricas de queijo na cidade, pelos chapéus triangulares laranja dos habitantes e pelos pastos cheios de vacas leiteiras, o material escolhido faz todo o sentido.
Sarah trabalhou na indústria local durante vários anos, depois de ter concluído o curso de Arte Comercial de Madison. Foi precisamente nesse tempo que descobriu o seu talento natural para manejar o queijo. Aperfeiçoou-o e foi encorajada a talhar a sua primeira escultura em 1981. Aproveitada para o comércio local e para fazer alguma publicidade aos consumidores, esta primeira obra ajudou também ao desenvolvimento de um projeto especifico para trabalhar esta atividade.
Quando se mudou para Cincinnati (Ohio), integrou a "Jungle Jim's Internacional Market", uma empresa nacionalmente reconhecida no mercado alimentar como manager de serviços criativos. Paralelamente, continuava com as suas esculturas a fim de construir uma carreira a full-time.
Desde 1996 a "rainha do queijo" já recebeu centenas de encomendas que captaram a atenção dos meios de comunicação: desde a imprensa, rádio, televisão, a eventos gastronómicos e desportivos.
Os seus trabalhos são feitos em Cincinnati e nos estúdios de San Diego. Sarah aparece também em pessoa durante festivais de comida e bebida, em supermercados, feiras, celebrações civis e outras ocasiões especiais. Enquanto modela as suas futuras criações, vai falando e interagindo com o público. Refere que a maior parte das pessoas sabe muito pouco sobre o queijo, as suas variedades, o modo como é feito. Por isso, não só vai descrevendo as especificidades de cada queijo que está a utilizar naquele preciso momento, como convida o público a prová-lo.
Em média, uma escultura bidimensional com aproximadamente 20 quilos demora entre 6 a 12 horas a ser feita. Pode ir ainda de 5 a 50 horas, dependendo dos detalhes e do tamanho.
Das suas criações fazem parte uma cópia do desenho animado Mickey Mouse para a Disney World, com 120 quilos e 36 metros de altura; reproduções de várias personalidades televisivas como Jay Leno, Matt Lauer ou Marc Sommers, desportistas e réplicas de monumentos mundialmente conhecidos.
fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)