Monitor com Tecnologia LED - LG E2360
Saiba quais as principais melhorias introduzidas nos televisores e monitores com tecnologia de LEDs.
Somos de uma geração que assistiu ao advento da televisão praticamente desde o seu nascimento. Há muito pouco tempo atrás, ainda tínhamos os nossos televisores a cores com tubos de raios catódicos e monitores de fósforo. Eram televisores gigantescos, pesados e quadrados, que cansavam a vista e que nos bombardeavam insistentemente com feixes de eletrons. De alguns anos a esta parte, com o aparecimento da tecnologia de LCD e Plasma, os televisores passaram a apresentar-se num formato mais compacto, leve e com benefícios notórios na visualização final da imagem. Este foi também o percurso dos monitores de computador.
A globalização do mercado aumentou a concorrência com claros benefícios para o consumidor. Hoje, é vulgar qualquer um de nós possuir um televisor 16x9 extra fino, na sala e em frente ao computador.
Os monitores de Cristais Líquidos - LCDs - funcionam todos com um princípio básico que passa pela reflexão da luz através de uma espécie de grelha, que depois faz brilhar pequenos pixeis verdes, azuis e vermelhos. A intensidade com que esses pixeis brilham tem como resultante a mistura das componentes básicas dessas cores e, consequentemente, a reprodução fiel de qualquer cor do espectro luminoso visível. Na imagem abaixo, podemos ter uma ideia do funcionamento de um monitor com esta tecnologia. Uma lâmpada - tipicamente fluorescente (CCFL) - está situada à esquerda da imagem, e a luz é encaminhada para a tela de visualização, no topo. No caso dos monitores de computadores por vezes víamos a parte superior ou inferior ligeiramente mais brilhante que o restante dos monitores. Tal era resultante da colocação desta luz e, por vezes, um processo de fabrico menos cuidado dos modelos de monitores.
Atualmente uma outra revolução está a caminho no sentido de melhorar ainda mais a fiel reprodução de imagem, com cores vivas e brilhantes. Trata-se da muito badalada tecnologia de LEDs.
A principal diferença e evolução relativamente aos LCDs antigos é que, em vez de se usar uma lâmpada fluorescente CCFL para a emissão de luz, utiliza-se outro tipo de fonte de luz, os LEDs. Com esta tecnologia, substituímos a lâmpada por inúmeros LEDs obtendo assim uma melhoria substancial na imagem que nos é apresentada. Note-se que a única coisa que muda é a luz, o sistema de apresentação de imagem continua a ter por base o LCD.
As grandes melhorias na utilização desta tecnologia poderão agrupar-se em três grandes áreas.
1 - A qualidade de imagem - O número de cores aumentou significativamente face às tecnologias de Plasma e de lâmpada fluorescente. A utilização de LEDs permite melhorar substancialmente o contraste de imagem e reproduzir pretos muito mais profundos e brancos mais brilhantes. Na prática esta é a formula que permite alcançar melhor representação gráfica da imagem, como pode ser visto na figura abaixo. À esquerda o desempenho de um LCD com luz fluorescente, à direita, com LEDs. Note-se que somente com LEDs é possível obter um preto profundo.
2 - Amigo do meio ambiente - A tecnologia LED é muito mais verde quando comparada com outras tecnologias. Não é necessário nenhum mercúrio na sua produção e o consumo de energia é substancialmente menor para ativar toda a matriz.
3 - Espessura dos modelos de monitores e televisores. A partir do momento em que se retira a luz fluorescente da caixa, ocupa-se muito menos espaço com os LEDs, permitindo criar aparelhos absurdamente finos e esteticamente muito apelativos.
Recentemente tivemos a oportunidade de testar um monitor de 23 polegadas já dotado com esta nova tecnologia de LEDs. Trata-se do LG E2360. Com um rácio de contraste dinâmico de 5.000.000:1 e 5ms de refresh rate, este monitor Full HD (1920x1080p) impressiona pela nitidez e pela velocidade de imagem. O design é extremamente atrativo, para o qual os 1.5 cm de espessura em muito contribuem.
O desempenho é muito bom em ambiente informático mas, como é também um monitor Full HD, é perfeitamente possível ver um bom filme com uma qualidade invejável. O contraste de pretos e brancos dá uma outra dimensão ao que estamos a visualizar.
Quanto às opções de ligação, o E2360 inclui duas portas HDMI, DVI-D - que permite ligação direta das placas gráficas com esta porta ao monitor - VGA e ainda um jack para os headphones. Todas as portas estão situadas atrás do monitor possuindo uma boa acessibilidade.
Para quem trabalha bastante com computador é muito bom poder aliar o útil ao agradável... 23 polegadas proporcionam um gigantesco espaço de desktop, ao qual nos habituamos muito rapidamente.
Mais informações sobre este óptimo produto e da nova geração de monitores/televisores, nas páginas da LG.
fonte: http://obviousmag.org/
fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)