sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Defesa Civil divulga balanço parcial de apoio humanitário aos municípios

66 municípios mineiros estão em Situação de Emergência.  

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) divulgou, nesta quinta-feira (13), o balanço parcial da distribuição de material de apoio humanitário aos municípios afetados pelas chuvas. Em todo o Estado, mais de 60 toneladas de alimentos foram enviadas para 52 cidades atingidas por precipitações, que começaram em setembro do ano passado.

De acordo com o boletim do Centro de Controle de Emergências (CCE) da Cedec/MG, 114 municípios mineiros foram afetados pelas chuvas. Destes, 66 estão em situação de emergência. No acumulado, desde o início do período chuvoso em Minas, em setembro de 2010, 14.386 pessoas ficaram desalojadas e cerca de 2 mil desabrigadas. Calcula-se que 1.218.547 pessoas foram afetadas.

Segundo o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel Luís Carlos Dias Martins, o Estado não mede esforços no socorro às cidades afetadas. “Apesar das dificuldades, todos os municípios que requisitaram visitas técnicas ou apoio humanitário, foram atendidos”, destaca.

Ainda segundo o Coordenador Estadual, com o prévio preparo do Governo de Minas, a Cedec/MG distribuiu 60 toneladas de alimentos, 6.000 colchões, 5.500 cobertores, 460 quilos de roupas, 77 rolos de lona e aproximadamente 8.100 telhas. Com agilidade, equipes da Cedec/MG atenderam todos os municípios que solicitaram apoio emergencial, com objetivo de apoiar o executivo local nas ações de resposta, bem como na confecção da documentação necessária para a busca de recursos do governo federal.

Danos humanos e econômicos

A Cedec/MG calculou, ainda, que no período de setembro de 2010 até nesta quinta-feira (13), foram 16 vítimas fatais e 70 feridos. Os danos materiais somam 5.119 casas danificadas e 196 destruídas. Ainda foram destruídas 71 pontes e 305, danificadas.

As informações são baseadas em dados enviados pelos prefeitos, coordenadores municipais de Defesa Civil, Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar, através de formulários da Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) e da Avaliação de Danos (Avadan). Atualmente, dos 853 municípios mineiros, 681 possuem Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

Boletins diários

Todos os cidadãos e a imprensa podem acompanhar os boletins diários da Defesa Civil, contendo as informações meteorológicas da capital e das principais regiões de nosso Estado, com previsão de temperatura para 5 dias, as principais ocorrências na área de defesa civil em Minas Gerais e os municípios que se encontram em situações adversas, além da equipe de plantão da semana. Os boletins diários são em formato PDF e podem ser acessados pelo link: 
http://www.defesacivil.mg.gov.br/conteudo/conteudo.php?p=boletim
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo