terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Epamig estuda benefícios do azeite para a saúde

Além de seu uso mais comum, tempero para salada, o azeite é uma alternativa saudável e saborosa na preparação e conservação dos alimentos. Há pesquisas que estudam desde suas propriedades medicinais, como no combate ao câncer de mama, até as melhores maneiras de armazená-lo. 

O pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Elifas Nunes, desenvolve projeto de pesquisa sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Ele aponta resultados que comprovam os benefícios do azeite para o organismo. Os estudos indicam que o óleo atua no bom funcionamento do sistema digestivo, no controle da pressão arterial e no auxílio na absorção de cálcio, podendo ser usado no combate à osteoporose. 

"O azeite contém antioxidantes que retardam o envelhecimento. Elimina os radicais livres que promovem uma série de doenças e inibe a formação de trombos nos vasos sanguíneos pela oxidação do colesterol ruim LDL e VLDL, que quando oxidados ficam aderidos às paredes dos vasos sanguíneos, formando os bloqueios para a passagem do sangue”.

Duas colheres diárias de azeite extravirgem seria a dosagem ideal para alcançar todos os efeitos positivos, além de prevenir o aumento de gordura. “O consumo diário de duas colheres é recomendado pela literatura para evitar o efeito de acumulação de gorduras no abdômen”, aponta. 

De acordo com a legislação brasileira (Resolução Anvisa/RDC nº482/99), o azeite de oliva é definido como sendo o óleo comestível obtido diretamente do fruto da Olea Europaea (oliveira) através de processos tecnológicos adequados. A resolução diz que a acidez do azeite extravirgem deve ser de até 1,0 g / 100 g. Segundo o pesquisador da Epamig, Adelson de Oliveira, o consumidor deve verificar no rótulo do produto o percentual de acidez e condições nutricionais, como quantidade de gorduras monoinsaturadas, que fazem bem à saúde, antes de comprar. “Quanto mais baixa a acidez, melhor a qualidade do azeite”, afirma.

O Brasil consome menor quantidade de azeite se comparado a países europeus, como Espanha e Itália, que têm o consumo per capita de 12 kg de azeite por ano, e Grécia, de 26 kg. Aqui, cada brasileiro consome, em média, 200 ml ao ano. E todos de fabricação no exterior.

Olivicultura em Minas Gerais

Em Maria da Fé, a Epamig implantou o Núcleo Tecnológico Azeitona e Azeite, onde são desenvolvidas pesquisas há mais de três décadas sobre o comportamento de uma coleção de clones de oliveira, com resultados promissores. Alguns deles têm se destacado com florescimento e produções regulares de frutos, indicando a necessidade de realização de estudos sobre o comportamento de diferentes variedades da espécie.

Além do estudo da oliveira no Sul de Minas, experimentos também estão sendo realizados na Zona da Mata, em Barbacena, e no Vale do Jequitinhonha, em Leme do Prado. Recentemente, também foi iniciado o cultivo de oliveiras no Alto Paranaíba, em Araxá. As pesquisas têm como objetivo avaliar o desempenho vegetativo e o comportamento frente às principais pragas e doenças que atacam as variedades de oliveira nas condições edafoclimáticas de cada região.

De acordo com o presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, a maior preocupação ao assumir a direção da empresa, em 2003, foi revitalizar e estruturar a Fazenda Experimental de Maria da Fé, de forma que ela pudesse exercer seu papel de indução e apoio ao desenvolvimento da cultura da oliveira em Minas Gerais. “O Brasil é um dos maiores consumidores de azeitona do mundo e importamos tudo o que consumimos. Temos consciência de que estamos abrindo uma nova e promissora oportunidade de negócio para os produtores rurais mineiros. Mais uma vez, a Epamig está fazendo história”, ressalta.

Em 2009, foi criada a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira, que utiliza tecnologia desenvolvida pela Epamig para o cultivo de oliveiras e produção de azeite. São os pioneiros no país. Há planos para que o produto produzido na Fazenda Experimental de Maria da Fé esteja no mercado já no mês de abril, mas nas prateleiras dos supermercados só em 2012. Será o primeiro azeite extravirgem nacional a ser comercializado.

O azeite produzido pela Epamig foi testado na Europa e bem avaliado por consumidores na Espanha e na Itália, onde foram feitas análises em laboratórios especializados. Os números da produção nacional ainda são modestos. A produção estimada para 2015 é de 800 toneladas de azeite, o que equivale a 1,6% da importação brasileira em 2010 (50 mil toneladas de azeite).

Preparo de alimentos

A melhor forma de administrar o azeite é na forma natural, ou seja, sem aquecimento prévio, preservando todas as características originais e nutricionais do produto. É ideal para temperar saladas e vegetais, pois facilita a absorção da vitamina A contida nos legumes e verduras.
jornalvarginhahoje.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo