terça-feira, 18 de janeiro de 2011

História das ladeiras de Olinda

Foto: Divulgação
Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Olinda ainda cultiva antigas tradições e ofecere aos visitantes uma infinidade de atrações culturais, monumentos, belezas naturais e a alegria do frevo.

Recife - Olinda, antiga capital de Pernambuco, possui rico e belo patrimônio arquitetônico histórico, reconhecido pela UNESCO e também declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Passear pelo seu centro histórico é voltar aos tempos em que os portugueses o construíram, e à passagem dos holandeses, revelando uma profusão de estilos dos séculos 17 e 18.

A região ainda cultiva o seu passado, mantendo o charme da província e da cidade do interior. Muitas pessoas nas janelas e nos portões, conversando pelas ruas e pequenso mercados são encontradas pelos viajantes que andam a pé pelas ladeiras íngremes da cidade.
Dona de um dos maiores carnavais do mundo, Olinda enche-se de cores nesta época, atraindo foliões fantasiados de todos os cantos do Brasil. Eles chegam em busca do tradicional frevo que esquenta a cidade com muita música e animação. Bonecos gigantes, com quase quatro metros de altura, são atrações do famoso Carnaval conhecido no Brasil e no mundo. Eles dançam e se movimentam ao som do maracatu. Nesta época, todos se misturam, fazendo uma grande festa!
Por onde quer que se ande na cidade pernambucana, aparecem guias-mirins para ajudar e desfilar seus textos rimados sobre os pontos de interesse histórico. De qualquer forma, vale a pena procurar os guias credenciados para o passeio.

Recife, a capital, fica a 6 km de distância, e é possível vê-la dos mirantes nas partes altas de Olinda. A cor azul do mar e as igrejas completam um dos mais belos visuais das pequenas cidades brasileiras.

O QUE FAZER E VER

PRÉDIO DA CAIXA D’ÁGUA Rua Bispo Coutinho, s/n° - Alto da Sé. Sem dúvida, a Caixa D’Água no Alto da Sé marcou definitivamente a arquitetura moderna brasileira na região. Foi construída em 1934 e o projeto foi assinado por Luís Nunes.

OBSERVATÓRIO METEOROLÓGICO Rua Bispo Coutinho, s/n° - Alto da Sé. Dali, um francês observou pela primeira vez um cometa no Brasil em 1860.
FORTE DE SÃO FRANCISCO (Fortim do Queijo) - Localização: Rua do Sol - Carmo. No início do século XVII, fortalezas tiveram que ser construídas para defesa de seus territórios. Olinda, por sua localização, era local de fácil acesso para invasores.

PALÁCIO DOS GOVERNADORES Rua de São Bento, 123 - Varadouro. Este imponente edifício conserva até os dias de hoje seu belo interior e atualmente funciona como sede do Poder Executivo de Olinda.

MUSEU DE ARTE SACRA Rua Bispo Coutinho, 726 - Alto da Sé - Tel: (81) 3429 0032. De 2ªa 6ª, de 8h às 14h. Hoje abrigando a rica arte sacra do Estado de Pernambuco, o local já abrigou a Casa da Câmara do Senado de Olinda e o Palácio Arquiepiscopal. Seu acervo reúne peças religiosas do século XVI ao atual, incluindo importantes exemplares de arte popular contemporânea. No térreo, estão expostos painéis fotográficos que documentam a história, evolução e paisagem de Olinda.

MUSEU REGIONAL DE OLINDA Rua do Amparo, 128 Tel: (81) 3429 0018. Ter a Sex 9h às 17h. As visitas são guiadas, passando por belos mobiliários dos séculos 17 a 19, todos em jacarandá. Observe os lindos lustres e candelabros de cristal Baccarat.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO Rua de São Bento, s/n° - Varadouro - De 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h; sábado missa às 6h30 e às 18h. O Mosteiro de São Bento é o segundo construído em terras brasileiras. Sua construção data do século XVI e possui uma característica peculiar que é a de São Bento ser, ao mesmo tempo, padroeiro da Abadia e do Mosteiro. O Mosteiro de São Bento não passou despercebido aos invasores holandeses e foi destruído pelos mesmos em 1631. Por esse e por outros motivos, o Mosteiro não possui um estilo arquitetônico definitivo. A fachada da igreja é composta por um brasão e uma torre sineira do século XVIII. Destaca-se também o requintado altar-mor com elementos do barroco brasileiro. Toda em madeira revestida em ouro, no trono principal do altar, encontra-se a imagem do patriarca São Bento. A sacristia conventual é a mais rica das igrejas de Olinda com elaboradas talhas douradas, espelhos de cristais e painéis, mostrando a vida penitente de São Bento. Suas portas são almofadadas em alto-relevo e emolduradas em pedra.

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO Rua de São Francisco, 280 Tel: (81) 3429 0517. Seg a Sex 7h às 12h e 14h às 17h e Sáb 7h às 12h. No claustro, painéis de azulejos retratam a vida de São Francisco. Por toda parte podemos observar ladrilhos decorativos e um altar magnífico. Outras três capelas fazem parte do convento: Nossa Senhora de Sant´Ana, Nossa Senhora das Neves e Capela da Ordem Terceira de São Francisco.

IGREJA DA SÉ Largo da Sé, s/nº - Tel: (81) 3271 4270 - diariamente de 8h às 12h e 14h às 17h. Construída em 1537 tinha, inicialmente, uma arquitetura muito simples. Após um grande incêndio, conseqüência de lutas contra a presença holandesa em Pernambuco, a igreja ficou destruída. Na segunda metade do século XVII, foi reconstruída e hoje é a Catedral do Arcebispado de Olinda e Recife. Possui um mirante no largo da igreja com uma vista linda da cidade.

PRAIA DO BAIRRO NOVO Praia urbana com cerca de 3km de longitude. A mais frequentada por famílias e a mais procurada por turistas que visitam a cidade. Conta com infraestrutura de pousadas, bares e restaurantes, em sua maioria especializados em frutos do mar.

RUA DO AMPARO Repleta de restaurantes, pousadas e bares, museus e ateliês. Ali você encontra de tudo. Vale a pena dar uma volta por essa estreita rua de paralelepípedo.



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo