quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Junkers Ju 87 Stuka

O Junkers Ju 87 Stuka é um avião de bombardeio em mergulho  da Luftwaffe , que voou na II Guerra Mundial . O Ju 87 Stuka era o bombardeiro de mergulho mais famosos da guerra.

A Blitzkrieg o bombardeio em mergulho:

Durante a década de 30, com a experiência adquirida na Primeira Guerra Mundial, a forma de guerra evoluiu para um novo conceito de guerra relâmpago (Blitzkrieg alemã).
A idéia fundamental era baseado em atacar uma área alvo em três fases, tornando a invasão tão rápida que as forças de defesa não poderiam reagir:
  • A primeira consiste em um bombardeio realizado por esquadrilhas que prejudicam os objetivos estratégicos (incluindo ferrovias, estradas, linhas de energia, etc) , abrindo assim um corredor livre das tropas inimigas para a segunda fase.
  • A segunda fase envolve uma rápida incursão blindada pelo corredor aberto pela aviação, isso significa que as forças inimigas estão divididas em dois pelo corredor de blindados muito difícil de atacar.
  • Após a entrada regular de infantaria blindada, que, apoiado por eles, abrem uma area em que são como uma árvore, embolsando a tropas com a defesa desorganizada até a aniquilação ou a rendição.
Obviamente, quanto mais eficaz e preciso for o ataque inicial, menos dificuldades encontraram os blindados e menos recursos teram para atacar o inimigo.
Os norte-americanos demonstraram que a forma mais eficaz e económica para atacar alvos específicos era usando a técnica de bombardeio de mergulho, em que uma aeronave relativamente leve, armada com algumas bombas, voando a altitude média, mergulhava em direção ao objetivo e soltar suas bombas durante a turnê. Por não ter de calcular onde a bomba iria cair, a precisão deste método era incrível.
Esta técnica, desenvolvida pela U. S. Aviação da Marinha   foi testado com biplanos da série Curtiss Hawk . Ernst Udet em uma visita aos Estados Unidos ficou chocado com o equipamento e a  técnica de bombardeio de mergulho e era como um presente para levar para a Alemanha.
Desta forma, os americanos deram a Alemanha a sua primeira " Sturzkampfflugzeug " ou bombardeiro de mergulho.
(Imagem: um tipo Curtiss Hawk 4)

Desenvolvimento do Junkers Ju 87 Stuka:


Quando Udet retornou à Alemanha, não custou  a convencer Hermann Göring  da necessidade de construir bombardeiros de mergulho.A Alemanha priorizou o desenvolvimento de seus próprios bombardeiro de mergulho sobre qualquer outra coisa.
Este desenvolvimento levou ao rápido Henschel 123 e do Arado 95, um dispositivo em algum lugar entre o Hs-123 e Ju 87 . A Ar 95 manteve o motor radial de 123 Hs era biplano e tinha trem de pouso carenado e fuselagem  semelhante ao Stuka.

No outono de 1935 o primeiro protótipo do Stuka como um substituto para o Hs-123. Era um monoplano com linhas mais pronunciadas que o Ar 95 do que as primeiras versões com motor Rolls-Royce modelo Kestrel. Já em 1936, com produção em serie começaram a montar o Junkers Jumo recentemente desenvolvido de 12 cilindros em V invertido óleo resfriado. Estes Jumo variavam entre 600 e 1300 cavalos de potência.
(Imagem: Hs 129 Ar Superior, Inferior 95)

Era um aparelho tosco com asa de gaivota projetado para voar a baixas velocidades,nenhum grande esforço foi feito para melhorar sua aerodinâmica, nem mesmo os rebites eram rente à superfície e o trem de pouso eram protegidos em determinadas versões com peças de couro em vez de metal.
O Junkers Ju 87 Stuka foi concebido como um tanque, para fabrica-lo e repara-lo rapidamente e facilmente. Mas, apesar de sua estética pouco  cuidada, tinha detonadores no trem de pouso, permitindo em caso de perder uma roda por um ataque,detonar a outra assim facilitando o pouso de emergência.
Ele também tinha uma pequena hélice ligada à carenagem do trem de pouso conhecida como "trombeta de Jericó" que ao mergulho do avião, emitia um som psicologicamente terrível para o inimigo, e hoje é um dos sons mais característicos da Guerra mundial.
Ele podia transportar uma bomba de até 1800 kg em um dispositivo em formato trapezoidal que quando realizavam o mergulho a bomba afastava-se da hélice. O piloto através de uma janela colocada no chão do dispositivo podia verificar o deslocamento correto da bomba para evitar acidentes.
Na Legião Condor durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) tornou-se claro que no Ju 87 Stuka os pilotos podiam perder a visão durante o mergulho ou após e, por causa da força G envolvidos em tal manobra. Para isso, no Junkers Stuka 87 foi ncorporado um "piloto automático" uma vez fortemente, recuperando o vôo horizontal a 550 metros acima do solo.

O Junkers Stuka 87 em combate: 
 
No início, a Luftwaffe teve supremacia aérea em seus ataques à Polônia, Holanda, Noruega, França, etc A vitória esmagadora na Polónia, o sucessos em Dunquerque e da destruição da linha Maginot deu ao Stuka uma reputação e respeito que logo perderia.

Durante a Batalha da Inglaterra, os hurricanes e os Spitfires deram  conta do Stuka alemão, fazendo  perder a reputação de invulnerável que tinha. O Ju 87 tiveram que ser removidos a partir da Batalha da Grã-Bretanha por causa de pesadas perdas que o dispositivo estava sofrendo contra a bem equipada RAF. Este foi o começo do fim da Luftwaffe.
Compreensivelmente, depois da derrota da Alemanha contra a Inglaterra a fabricação de Ju 87 Stuka aumentou. O Stuka foram levados para a Grécia, Iugoslávia, África do Norte e  União Soviética, onde foram decisivos pelas poucas vitórias alemãs nos campos de combate. A história repetiu-se com vitórias esmagadoras, até a chegada das forças aéreas bem equipadas,  (com os P-40 e furacão no norte da África e do Yak e MiG na URSS).

Além disso, na Iugoslávia e na Grécia os Ju87 alcançaram vitórias importantes, devido ao terreno montanhoso, o que impedia o bombardeio de objetos protegidos pelo relevo horizontal. Além disso, a Luftwaffe nestas áreas tinham superioridade aérea que lhe faltou no norte da África, Inglaterra e União Soviética.


Com os Ju 87 Stuka em queda em todas as frentes, eles começaram a procurar um substituto. Esta foi a razão para o desenvolvimento da Henschel 129 e o Focke Wulf 189 "Uhu", mas mais uma vez o planejamento Luftwaffe falhou, e o Stuka permaneceu em serviço durante a guerra, porque não havia nenhum substituto disponível.


Principais versões do Junkers Stuka 87


Ju 87A : versão com motor Jumo 210 de 720 cv que lhe permitia voar a 310 kmh era equipado com duas metralhadoras MG 17 7'92 mm, uma de frente e outra traseira  . Ele podia transportar 250 kg de bombas
Ju 87B : A Jumo 211, esta versão desenvolvida com 1.200 cavalos de potência, o que lhe permitia transportar 500 kg de bombas e voar a 340 km / h. Era equipado com três metralhadoras MG 17 7'922 milímetros, duas delas dirigidas para a frente e uma para trás.
Ju 87C , também equipado com um Jumo 211, que nesta versão desenvolvia 1.410 cavalos de potência que permitia esta unidade voar até 354 quilômetros por a hora carregando 1800 kg de bombas (normalmente). Como o Ju-87B era equipado com três metralhadoras MG 17 dispostas da mesma forma.
87G Ju : Era um avião anti-tanque, uma evolução do Ju 87D. Distingue-se pelo o que tem montado sob suas asas, dois canhões de 37 mm BK 37. Com o mesmo motor  que o Ju 87D, devido ao peso extra de que as armas só voava a 344 km / h. Também tinha duas armas de 17 mg,  uma na frente e uma traseira.

imagem: Detalhe das armas de um Junkers 87G

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo