sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PirateBox, uma caixa para aqueles que sabem que compartilhar não é roubar

Por Alan Lazalde

Vivemos dias em que Sarkozy quer uma lei Hadopi para todos. Vivemos dias em que os partidos políticos e ministros como Sinde quer deixar-nos sem downloads. Vivemos dias em que o Google começa a discriminação de conteúdo do BitTorrent vinculados por lobbies que não têm nada a ver com a nacionalidade ou a cultura. Assim, por vezes particularmente  esses dias obscuros de luta na rede contra essas formas de poder, eu quero apresentar PirateBox : caixa  pirata, como é definido pelo seu criador:

"um dispositivo auto-contido para colaboração móvel e estilo de compartilhamento de arquivos P2P. Basta ligá-lo para transformar qualquer espaço em uma rede livre e aberta para compartilhar arquivos".

Inspirado pelos movimentos de cultura livre e de rádio pirata, o artista David Darts utiliza software de fonte aberta e livre (FLOSS) para criar redes sem fio de caixas piratas para a troca livre e anônima de imagens, áudio, vídeo e outros conteúdos . Depois de assistir o vídeo, você pode se perguntar quais são as suas características, por onde começar, ou melhor ainda, como fazer uma você mesmo. Considere os detalhes:
PirateBox contém um servidor Debian rodando um pequeno servidor web criado com Python, por sua vez ligado a um router sem fios que inclui o firmware DD-WRT Linux .


Para usá-lo basta pressionar o botão de energia, quando a caixa se torna o epicentro de uma das partes do intercâmbio P2P entre as pessoas, não esquecer dos arquivos, onde todos fazem uploads e todos fazem downloads , onde (idealmente ) todas as partes compartilham. Pode usá-la no ônibus, na biblioteca, no parque e, sim, também em um Starbucks.


O PirateBox é projetado para ser seguro e privado, e tenta manter o anonimato de seus usuários: ele não pede login e não mantém o controle de sua atividade. Na verdade, PirateBox não esta conectada à Internet .


Todas as partes interessadas são livres para copiar, imitar, distribuir, melhorar ou transformar - aqui está o guia - um PirateBox sem ter que pagar para David Darts  por direitos autorais. A caixa pirata está licenciada sob a Licença da Arte Livre , um dispositivo de copyleft verdadeiro, perfeito para um propósito de cultura livre .
PirateBox refere-se a projetos como o Dead Drops -P2P no mundo real, uma vez que analisamos. O objetivo final desses projetos é o de mostrar in loco que P2P é natural, pode ser em qualquer lugar e que, no essencial, compartilhar não é roubar 



fonte original: alt1040

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo