Agência espacial japonesa pretende "pegar" o lixo espacial

Por José Luis Zapata
O lixo espacial orbitando o planeta tornou-se um problema latente. O lixo espacial pode prejudicar as missões espaciais ou satélites não tripulados ou mesmo a Estação Espacial Internacional .

Como resolver esse problema? Com o passar do tempo tem havido algumas propostas, mas este é o melhor: a agência espacial japonesa fez uma parceria com um produtor de redes de pesca para criar uma rede espacial de alta tecnologia que capta todos os materiais inúteis que orbitam o nosso planeta.

A colaboração entre a JAXA (a Agência Espacial Japonesa) e a empresa Nitto Seim Co, responsaveis pela primeira rede ultra-resistente sem nós. O que pretende criar é uma rede  feita de um fio especial de um milímetro de espessura, capaz de suportar temperaturas extremas e grandes forças. A rede será lançada junto com um satélite e, quando solta irá abranger várias milhas de espaço . Depois começará a orbitar a Terra coletando peças de motor, instrumentos e satélites abandonados.

Já houve projetos similares, tais como DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa) havia planejado lançar centenas de veículos não tripulados equipados com redes . Estes fariam os resíduos entrarem em nossa atmosfera,  queimando se ou caindo no Pacífico Sul, sem ferir ninguém.

Espera-se que a rede japonesa seja muito maior do que os propostos pela DARPA e que, ao contrário destes "só pode ser usado uma vez. O sistema não precisa de combustível, uma vez no espaço, porque após a coleta do lixo volta para a atmosfera, queimando a rede e tudo o que foi colhido. Até agora, a maioria das propostas para se livrar dos detritos indicam reentrada na atmosfera. Muitas pessoas defendem a reutilização de resíduos do espaço, mas as dificuldades de reciclagem, no espaço ou para trazê-lo de volta à Terra sem danos são muitas .

Pessoalmente, os esforços para limpar o espaço que nos cerca parece muito bom, mas a proliferação de novas agências e muitos projetos de exploração do espaço fora do planeta me fazem perguntar. Que  esta se fazendo para não  criar mais lixo no espaço?

Imagem (CC) KeithFiore
 
fonte: alt1040

Comentários