terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Brasil: 85 bibliotecas rurais em 3 dias

Comunidades Carentes do MA e MG recebem 85 bibliotecas rurais em 3 dias

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, que foi criado para incentivar a leitura em comunidades afastadas e carentes, vai implantar mais 85 bibliotecas até o final do mês. Na quinta-feira (27) serão inauguradas 43 bibliotecas no Maranhão (MA). De sexta (28) a sábado (29), outras 42 serão instaladas em Minas Gerais (MG).

Os municípios escolhidos no MA foram o de Governador Nunes Freire, Buriti Bravo e Chapadinha, integrantes dos Territórios da Cidadania Alto Turi e Gurupi, Cocais e Baixo Parnaíba. Em MG serão atendidas 40 aldeias indígenas da etnia xacriabá, em São João das Missões, e comunidades rurais de São Francisco e Luislândia.

As bibliotecas rurais são administradas voluntariamente por moradores das comunidades atendidas, que são treinados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e se tornam agentes de leitura, responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à atividade. Nessa ação, serão capacitados 86 agentes.

As pequenas bibliotecas rurais terão livros didáticos, de literatura e técnicos, que são escolhidos de acordo com os interesses e as necessidades locais. O desenhista Maurício de Sousa colaborou com diversos gibis de sua autoria (Turma da Mônica) para enriquecer o acervo.

Arca das Letras incentiva a leitura desde 2003

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi criado em 2003 para incentivar a leitura no meio rural, implantar bibliotecas e formar agentes de leitura nos assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário, colônias de pescadores, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e demais comunidades de agricultura familiar. O objetivo é levar cultura e informação às comunidades mais afastadas das grandes cidades, proporcionando aos produtores rurais e suas famílias a oportunidade de exercer sua cidadania.

Hoje, o programa instala, em média, três bibliotecas por dia em áreas rurais. São milhares de livros circulando diariamente no campo. A ação faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), coordenado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, e reúne uma ampla rede de parcerias, formada por Órgãos públicos, instituições não-governamentais, movimentos sociais e sindicais, escolas, editoras, livreiros, artistas, intelectuais, escritores e a população urbana em geral, que contribui para a chegada das bibliotecas a todos os cantos rurais do Brasil.

Programa beneficia mais de um milhão de famílias e ganha prêmio

Desde 2003, foram implantadas 8.040 bibliotecas, capacitados mais de 17 mil agentes de leitura e distribuídos mais de dois milhões de livros, beneficiando um milhão de famílias. O Arca das Letras foi premiado, com menção honrosa, no Prêmio Vivaleitura 2009, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, como experiência abrangente e relevante para o País. 
 
 
Fonte: SECOM
Fonte de informações:Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo