terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A onda gigante de Lituya Bay

Viajaremos hoje para um lugar onde reina a paz e a tranquilidade, e neste momento faz um frio considerável. Além disso, não irá resolver só visitar o lugar, também vamos mudar a data do calendário. Em uma pequena embarcação, olhando para as florestas próximas, digamos que você desfrute de uma pescaria no Alaska. O lugar é conhecido como Lituya Bay, Um fiord, que faz parte da Reserva Nacional de Glacier Bay Park . Preciosos bosques abraçam a costa até quase entrar em contato com o gelo de três geleiras . O fiorde é aberto para o Pacífico, é famoso pelas ondas pesadas que às vezes quebra a superfície da água, causada pelas correntes violentas que vem do oceano e chegam ao local por um acesso muito estreito.

É noite, o relógio marca cerca de dez e quinze do dia, 9 de julho de 1958. Não será um dia qualquer neste lugar pouco visitado. Nas águas da Baía de Lituya encontram-se somente três pequenos barcos, As únicas testemunhas de algo que nunca iram esquecer. Na referida hora a terra tremeu, foi um terremoto medindo 8,3 graus na escala Richter. Também não foi nada realmente impressionante, mas o mais perigoso foi despertado pelo terremoto. Poucos minutos depois do terremoto terminar, uma seção enorme de terra entre as geleiras com um volume de cerca de 50 milhões de metros cúbicos (Em diversas ocasiões,citaram entre 30 e 55) perdeu a sua estabilidade por causa do sismo e correram para as águas.

Fotografia aérea do verão de 1958 Baía Lituya . As áreas danificadas megatsunami parece pálida. | Mais fotos do evento pelo USGS.

Eu não acho que seja possível imaginar o que foi vivenciado nos três barcos quando a tripulação sentiu rugir das montanhas, que certamente não tiveram tempo para pensar muito, porque de repente se aproximou deles, em direção ao oceano, uma coluna de água com 580 metros, A maior onda já registrada na história humana recente. A velocidade da coluna de água mais alta do que o maior arranha-céu em Manhattan a 200 quilômetros por hora. Milhares de árvores nas margens do fiorde foram destruídas, um navio foi levantado mais de cem metros acima do nível da vegetação e caiu na boca da Baía Lituya . Outro barco atravessou a onda e, milagrosamente, foi capaz de superar o perigo, ficou muito danificado, mas o terceiro navio foi destruído pela parede de água e os seus dois ocupantes, um casal, morreram instantaneamente. Embora seja surpreendente, foram os únicos mortos , apesar dos feridos, outras pessoas que navegavam no lago em dois barcos puderam contar.

Este evento, conhecido como Megatsunami da Baía Lituya, Foi reconstruída várias vezes em simulações por computador e minuciosamente estudados por geólogos de todo o mundo com o fim de evitar uma catástrofe semelhante em locais com características geomorfológicas parecidos. Eu acho que a única maneira de imaginar, sequer remotamente, algo semelhante seria ver uma cena do filme em que as ondas enormes varrem Nova York, porque a onda de Lituya Bay, superou qualquer edifício construído lá. O próximo vídeo corresponde a uma simples simulação do evento Lituya Bay criado por Steven Ward e Day Simon.


Mais informações: The Mega-Tsunami of July 9, 1958 in Lituya Bay, Alaska.

Localização Lituya Bay no Alaska do sul.



fonte:  alpoma

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo