Brian Dettmer - O cirurgião de livros

Por Alejandra Centeno

Algumas semanas atrás apresentamos  Tree of Codes, um belo livro, onde, graças ao corte que foi feito em suas folhas, deu-nos uma história interessante, mas acima de tudo uma experiência única durante a leitura. O trabalho de Brian Dettmer é muito semelhante, só que está longe do rótulo de "obra literária" chega mais perto para a definição de arte.





Antes de ser conhecido como " O Cirurgião de Livros ",  Brian Dettmer , um artista de profissão, foi dedicado principalmente à produção de pinturas com base na língua de sinais, o código Morse e em Braille. Posteriormente, focado na criação de obras onde pregava várias camadas de papel sobre tela.

Dettmer pega livros obsoletos , dicionários e enciclopédias, que de outra forma acabam em aterros sanitários, "dá um novo significado e uma oportunidade para uma segunda vida, para esculpir neles impressionantes obras de arte com seu próprio conteúdo.

Como podemos ver na galeria, os trabalhos Dettmer é verdadeiramente impressionante. Não só é cortado com grande precisão e utilizando ferramentas inadequadas para este trabalho, e conserva as imagens e o texto do livro original. A verdadeira complexidade destas peças é saber o que deixar e o que remover.

Porque, se um livro não é o bastante complicado, Brian começa a trabalhar outras configurações, como a criação ou formas arredondadas, usando mais de um livro para esculpir suas belas esculturas .
"A função de um livro caiu e permanece de forma linear em um mundo não-linear. Ao alterar a forma física da informação e mudança de papéis pré-concebidas, funções novas e inesperadas surgem".
Por si só, publicações antigas estão cheias de ilustrações, tipografia e materiais que as tornam peças únicas, no entanto, o trabalho de Brian Dettmer  reforça essas qualidades de uma maneira maravilhosa.

clique nas imagens para ampliar 
 



monkeyzen

Comentários