segunda-feira, 28 de março de 2011

Comer peixe impede doença ocular

Um novo estudo aponta mais um bom motivo para comer peixe: mulheres cuja dieta era rica em ácidos graxos ômega 3, encontrado em peixes, apresentaram um risco significativamente mais baixo de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade.

O estudo sobre saúde feminina conduzido pela Universidade Harvard, que acompanhou 39.876 mulheres na meia-idade, pedia às participantes para preencher questionários detalhados de frequência alimentar no começo da pesquisa, em 1993. Após um acompanhamento médio de dez anos, 235 das mulheres haviam desenvolvido degeneração macular, doença ocular progressiva que é a principal causa da perda irreversível da visão na velhice.

Mas a análise, em Arquivos de Oftalmologia, descobriu que as mulheres que relataram comer uma ou mais porções de peixe por semana tinham uma probabilidade 42 por cento menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade do que aquelas que comiam peixe uma vez por mês. Os pesquisadores ajustaram os dados para controlar outros fatores ligados à doença, como fumar. Atum enlatado e peixes de carne escura como cavala, salmão, sardinha, anchova e espadarte parecem ser os mais benéficos.

“Sabemos que existem processos inflamatórios envolvidos na degeneração macular atrófica e que os ácidos graxos de cadeia longa do ômega 3 têm efeito anti-inflamatório”, afirmou o autor principal, Dr. William Christen, professor adjunto no Brigham and Women’s Hospital e na Escola de Medicina de Harvard.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo