sexta-feira, 25 de março de 2011

Descoberto no Brasil herbívoro de 260 mi de anos e dentes de sabre

Os pesquisadores nomearam a estranha
espécie de Tiarajudens eccentricus. 
Uma equipe de paleontólogos das universidades Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Federal do Piauí (UFPI) e de Witwatersrand (África do Sul) descobriu fósseis de um vertebrado herbívoro com dentes de sabre em Tiarajú, na região central do Rio Grande do Sul.

Segundo a Ufrgs, o animal era um terápsido (antiga linhagem de vertebrados que deu origem aos mamíferos) que viveu no Período Permiano da Era Paleozoica - pelo menos 260 milhões de anos atrás.

Apesar de não ser muito grande (tinha o tamanho de uma anta), chama a tenção os dentes de 12 cm. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que era uma nova - e estranha - espécie e a nomearam de Tiarajudens eccentricus.

Os pesquisadores destacam também que é o mais antigo registro de terápsido que tinha a capacidade de mastigar e o mais antigo de um herbívoro com dentes de sabre - característica comum em alguns carnívoros extintos, como o famoso tigre dentes de sabre, mas rara em herbívoros.

Os cientistas acreditam que os longos dentes eram usados em lutas entre membros da mesma espécie ou como defesa contra predadores. A descoberta foi publicada na revista científica Sciencie na edição de hoje.

Terra
jornalvarginhahoje 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo