quarta-feira, 30 de março de 2011

Feira de livros infanto-juvenis em Bolonha

Chegando com atraso em relação a outros países europeus no mercado dos livros infanto-juvenis, a Itália conseguiu ganhar experiência internacional e bater o recorde. Entre 2009 e 2010, as vendas superaram as compras de direitos no exterior, com um saldo excedente superior aos 324 títulos.

A diferença entre importações e exportações na última década se reduziu progressivamente, passando dos 486 títulos vendidos no mercado internacional em 2001 para os 1.607 vendidos em 2010.

Já a aquisição de direitos permaneceu relativamente estável: de 1.250 em 2001 para, entre altos e baixos, 1.283 de 2010.

É o reconfortante dado apresentado ontem (28) pela Associação Italiana dos Editores (AIE) no dia da abertura da Feira Internacional do Livro para Jovens de Bolonha.

Quem primeiro abriu o mercado das exportações foi Geronimo Stilton. "A internacionalização - explica Giovanni Peresson, autor do estudo - é um dos futuros do mercado editorial italiano para jovens, mas se poderá pensar em novas tecnologias e aplicações como iPad e iPhone, que são tipicamente um produto internacional".

Os dados da AIE se referem aos 20% dos editores que publicaram (2010) 71% das novidades e 75% da produção geral para jovens. Cabe destacar que a internacionalização leva autores e ilustradores a conceber o próprio livro também para o mercado externo.

Nas palavras de Tim Parks, "a partir do momento em que o autor percebe que seu público é internacional, a natureza de sua escrita se destina a mudar".

Quem mais exporta são as grandes editoras: 95,3% das vendas são feitas (2010) pelos maiores editores ou editores de pequeno porte a eles associados. No entanto, as marcas independentes são muito ativas: os títulos de quem os editores menores venderam no exterior os direitos de edição representam 27% dos títulos publicados no mercado italiano.

O mercado europeu continua como o principal para a venda dos nossos direitos com 65% das exportações e cerca de +18% dos títulos em 2010 em relação a 2007. Seguem-se os mercados asiático com 21% (14% em 2007), o das Américas Central e do Sul com 7% e finalmente o da América do Norte com 4% (0,0% em 2007).

O interesse pelos nossos livros também é visível nesta Feira, onde os contatos de nossos editores com as editoras estrangeiras aumentaram consideravelmente nos últimos 10 anos. "É um fenômeno transversal à nossa editoria", diz o autor da pesquisa, que também confirma que crianças e jovens entre seis e 17 anos lêem mais do que a média da população italiana: 58,4% contra 46,8%, apesar das novas tecnologias e jogos que entraram no mercado, do Game BoyAdvance em 2000 ao iPad em 2010.

"Os livros - acrescentou Peresson - fazem parte do seu mundo porque as editoras investiram pesadamente em qualidade, inovação e produto.

O lançamento de Harry Potter em 2006 trouxe mais de 290 mil novos leitores: se em 2005 eram 53,5%, em 2006 chegaram a 57,4% e em 2010 atingiram 58,4% com os livros de autores de best-seller como, além de Rowling, Stephenie Meyer, Alessandro d'Avenia e Geronimo Stilton. O fato é que, mesmo se o mercado de livros infanto-juvenil cresceu acima da média do mercado adulto (livrarias, supermercados e Internet), com +5,3% contra +3,3% de 2009 a 2010, ele ainda é fraco.

A leitura, apesar dos jovens lerem acima da média da população italiana (quase 20% entre 11-14 anos), é uma atividade ocasional. Quase metade das crianças e jovens que declaram ler livros não escolares no seu tempo livre (43-48%) não lê mais do que um a cada quatro meses. "O mercado interno dos livros juvenis deve crescer, o que permitirá aos editores pagar melhor autores e ilustradores", conclui Peresson.


Da www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo