quarta-feira, 23 de março de 2011

Foguete criado por brasileiro será lançado em abril

O foguete tem lançamento previsto
para o dia 10 de abril.
O lançamento do foguete VES (Veículo de Experimentos e Sondagem), criado pelo brasileiro Vagner Brito, o "Coyote", e apresentado durante a Campus Party de 2011, será realizado no dia 10 de abril, após mudança da data inicial. Será o primeiro foguete lançado por Coyote. 

O foguete será usado para experimentos de microgravidade, baixa temperatura e queda abrupta de pressão atmosférica. Tem 3,16 m de altura, 15 cm de diâmetro e pesa 70 kg. "Sua velocidade máxima é de 1.350 km/h", afirma.  
 


Anteriormente, o lançamento estava marcado para o mês de fevereiro, mas Coyote conta que o atraso da licença que torna possível a realização do voo foi o motivo que o levou ao postergamento. "Para alguém lançar um foguete como este, é necessária uma licença da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Decea (Departamento de controle do Espaço Aéreo)", explica Coyote, 50 anos, produtor de foguetes. 

Esta licença é regulamentada pela Lei Complementar RBHA 101 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica), que trata da operação de balões cativos, foguetes não-tripulados e balões livres não tripulados no Brasil. 

O lançamento em abril é considerado um teste, e chegará a uma "altura moderada, abaixo do que pode alcançar", segundo Coyote. "O objetivo também é fazer com que o foguete seja usado para experiências em faculdades de engenharia, como o ITA, e em cursos sobre o espaço e aviação", diz Coyote.

Ele foi convidado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial para participar do programa de microgravidade, que ainda não tem data de abertura. "O programa abre em determinados momentos do ano, e o de 2011 ainda não foi divulgado. Mas, quando abrir, está certo que participarei", afirma.

Terra
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo