País teria lançado 'linha' de discos voadores não tripulados em exposição de tecnologias estratégicas

Imagem do Zohal divulgada 
por outra fonte. Crédito: ISNA
Por Paulo R. Poian
Chamado de Zohal [Saturno], um literal UFO teria sido revelado numa cerimônia presenciada pelo líder supremo da Revolução Islâmica, Ayatollah Seyed Ali Khamenei. Segundo a notícia, foi projetado e desenvolvido em conjunto pela Farnas Aerospace Company da aviação iraniana e Indústrias Space Association, podendo ser usado para várias missões, principalmente na geração de imagens aéreas.


A máquina voadora estaria equipada com um sistema de piloto automático, GPS e dois sistemas de imagens separadas com qualidade HD de 10 megapixels e seria capaz de captar e enviar imagens simultaneamente. Zohal utilizaria uma navegação móvel, portátil e um centro de monitoramento de transmissão de dados e imagens e poderia voar tanto em espaços interiores e exteriores.

No entanto, conforme imagem divulgada por uma agência de estudantes [ISNA], não parece haver nada de 'disco voador' no Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Estes tipos de aeronaves remotamente controladas são comuns atualmente em diversos países, inclusive no Brasil.

Imagem vinculada a nota principal da Farsnews. Provavelmente, tratou-se meramente de uma ilustração, artificial. Crédito: Farsnews

O Irã é conhecido da Ufologia, devido aos vários casos e incidentes envolvendo o fenômeno. Leia o artigo UFOs no Irã: O país é recordista em avistamentos, que podem estar relacionados à política nuclear dos aiatolás
 
 
agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Comentários