Mark Coleran: Dos filmes para o mundo real

Por Alejandra Centeno

Quantas vezes temos visto na televisão ou em filmes, interfaces de usuário maravilhosa, capaz de identificar os criminosos como se o satélite espião tirasse fotografias de 187393929283 megapixels. No entanto, estas interfaces futuristas não são reais, mas pode se tornar uma realidade em breve , graças ao trabalho de Mark Coleran .




Visual designer de profissão, Coleran já trabalhou em filmes projetando sistemas  como O Ultimato Bourne , Tomb Raider, Missão Impossível 3, A Ilha, Sr. e Sra. Smith, entre outros. Mas agora ele opera como um diretor de design na  Bonfire Labs , uma agência que o contratou especificamente  por suas habilidades na  interfaces de usuário fantasia, ou FUI  em Inglês.

Mas o que tem haver o FUI com os problemas reais? Bem, na verdade, mais do que imaginamos. Por exemplo, o projeto de Coleran para o leitor de música que vemos no filme filhos dos homens é muito parecido com Coverflow do iTunes, que a Apple introduziu no outono de 2006 (quase um ano após Coleran terminar seu trabalho para o filme) . Claramente, o Coverflow não foi inventado por Mark Coleran - Apple comprou de um artista e programador meses antes - mas é um excelente exemplo do método do designer, que se baseia em várias interfaces, antes de atingir as massas.


Coleran também tem experiência na criação de sistemas de interfaces de usuário, incluindo a aplicação inovadora de gestão de projetos criativos FLOW .


"Minha experiência na indústria cinematográfica, além de minha experiência em engenharia, eletrônica e design gráfico, ajusta-se de alguma forma nesses projetos interativos. Há um elemento futurista, o que me permite jogar com o "E se ...", o que realmente me ajuda a ficar longe de qualquer conclusão lógica. Eu não apenas para meu próprio bem, mas se você conhece as regras, você pode quebrá-las por algo melhor".

Porém Coleran não atirar fora todas as regras sobre a experiência do usuário ou orientações sobre interfaces de usuário. Na verdade, como muitos de seus clientes conhecem seu trabalho na tela grande, é comum nas conversas de negócios pedir "algo como em" O Ultimato Bourne ", ou alguma outra fita. O que eles não percebem é que os requisitos para um filme é completamente diferente para as necessidades reais. Em um filme, a interface é visível por apenas alguns segundos. Na vida real, cada decisão de design tem uma consequência de longo e curto prazo. Na verdade, é muito importante que haja uma excelente comunicação entre o sistema e o usuário, ou o último vai optar por outras alternativas.



Tanto Coleran  como Bonfire, estão tentando encontrar novos padrões, não apenas em interfaces de usuário, também na forma com a experiência em televisão, revistas e música. A verdade é que estou muito curioso para conhecer esses novos modelos, que sem dúvida irá melhorar a nossa forma de consumir conteúdo ou executar tarefas específicas em nossos computadores.
 
Seis anos atrás, quem teria imaginado que haveria IPAD ou outras aplicações como Flipboard que nos ajudam a gerenciar o conteúdo que continuamente compartilhamos nossos contatos em redes sociais, tanto pessoal, como links , vídeos ou fotografias. Sem dúvida, o crescimento tecnológico das sociedades modernas é exponencial.
 
monkeyzen

Comentários