O Mecanismo de Antikythera

por cscazorla   
Há alguns anos, os restos de um naufrágio ao largo da ilha grega de Anticítera, entre Creta e Citera, foi descoberto um dispositivo peculiar. Conhecido como o Mecanismo de Antikythera e desde sua descoberta tem despertado grande interesse na comunidade científica. Acredita-se que no século I a. C. Este mecanismo é um sistema complexo de 32 rodas e placas com inscrições sobre os signos do zodíaco e os meses.
De acordo com estudos realizados,eles acreditam que funcionava mediante engrenagens diferenciais, Bastante surpreendente, pois esta tecnologia surgiu aparantemente no século XVI.



Muito se tem teorizado sobre a possível operação deste aparelho e qual era o seu propósito. Alguns chamam-lhe o primeiro dispositivo de computação analógica, Enquanto outros classificam como o primeiro dispositivo de computação mecânica. Em qualquer caso, é evidente que o conhecimento dos gregos sobre astronomia no  século I a C., é muito maior do que pensávamos.

Após vários estudos e técnicas de tomografia computadorizada (vulgarmente conhecido como TAC), Postula-se que este dispositivo foi construído para calcular a posição dos corpos celestes. O pesquisador Michael Wright, do Imperial College em Londres, conseguiu construir em 2006 o que ele acredita ser uma réplica exata deste dispositivo.



Este mecanismo, depois de ajustar manualmente a uma data específica, vai mostrar a posição do sol, da lua e de cinco planetas conhecidos na época. Essa façanha não poderia chegar ao século XIV com o advento dos relógios precisos.

Além disso, algumas pesquisas recentes sugerem que o dispositivo utiliza uma série de engrenagens especiais a tem em conta a excentricidade da órbita lunar e considerar esse trajetória elíptica.

Devo dizer que na década de 70, o pesquisador Jacques Cousteau explorou os destroços novamente sem encontrar nada de novo.

via | Wired

xatakaciencia

Comentários