Um edifício Anti Tsunamis no Japão

Por Alberto G. Luna

 
Não é possível parar um tsunami. Mas talvez nós poderiamos projetar um edifício para resistir às forças da natureza. Muito simplesmente, esta frase poderia resumir a idéia do edifício, situado em uma baía de Osaka, Circular, de aço, e projetado por Endo Shuhei Architect Institute.
 
 
 
 
 
O mistério é que, pelo que tenho entendido na pagina do estudio, as ondas passam por baixo da estrutura e sua forma arredondada faz com que se dissipem para fora. A cobertura é um terraço plano ao ar livre.

O objetivo dos volumes é dispersar a pressão da água que entra, e por não ter superfícies plana, a água é empurrada pra fora. A planta principal se eleva do chão, a fim de proteger os habitantes e deixe a água passar por baixo. O telhado é acessível através de uma escada espiral que está instalada no centro, que oferece aos habitantes um lugar seguro para sair.
 
 
Presumo que quem ler este post vai estar ciente do terremoto de 8,9 graus na escala Richter que atingiu a costa de Honshu, no Japão. E causou um tsunami que deixou muitas perdas humanas e materiais. Sem ir muito longe, fizemos aqui vários posts sobre isso, como o posters criativos dedicados às vítimas.

Looptecture, o prédio foi construído para monitorar e auxíliar em caso de tsunami, bem como para educar os visitantes sobre os perigos destas.
 
 
A estrutura tem dois pisos com uma sala de controle, uma sala de exposições e uma sala de desastres. Se assemelha a uma espiral em si mesmo, é um conjunto de volumes de intersecção circular. As janelas são como vigias do lado de fora para fornecer pontos de vista sobre a baía.
 
 
monkeyzen
 
 

Comentários