Astronautas chegaram a abandonar a ISS nesta terça-feira devido ao lixo espacial próximo

Por Época/BC 
Refugiaram-se por cerca de meia hora em duas naves de resgate russas
Os detritos espaciais são um grande problema para a navegação orbital. Ilustração. Crédito: ESA Multimedia
Os seis tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) foram obrigados a evacuá-la e buscar abrigo em duas naves de resgate nesta terça-feira (28). O motivo foi o risco de uma grande quantidade de lixo espacial se chocar com a estação.

Os astronautas a evacuaram 18 minutos antes do detrito passar a cerca de 250 m dali, e retornaram suas atividades depois de cerca de meia hora. "Havia um pedaço de detrito espacial que chegou próximo da estação e nós não tomamos conhecimento dele a tempo de realizar uma manobra", explicou Stephanie Schierholz, porta-voz da Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Detritos espaciais são objetos que se encontram em órbita ao redor da Terra, mas não desempenham nenhuma função útil – partes de naves espaciais ou satélites desativados. Segundo a porta-voz da NASA, o lixo espacial é monitorado pela tripulação, mas por motivo de segurança os astronautas são evacuados quando algum pedaço se aproxima.

Em março de 2009, os tripulantes também foram forçados a evacuar devido à proximidade de lixo espacial. A ISS está em órbita desde 1998 e é mantida por 16 países. Atualmente, a tripulação é composta por três astronautas russos, dois americanos e um japonês. 
 
Leia também:

Lixo espacial em alta velocidade pode se tornar mortal (2007)

Aumenta a possibilidade da ISS ser atingida por dejetos do espaço (2007)

Laser é proposto para 'remover' lixo espacial (2011)




Agradecimentos a:

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Comentários