sexta-feira, 29 de julho de 2011

Imagem causada pelo movimento solar mostra 'rosto' no astro

Por IG/AFP 
Estudo explica porque camada mais externa do Sol é mais quente que áreas próximas ao núcleo
Pareidolia (ilusão de ótica) espacial. Crédito: SDO/NASA
O Solar Dynamics Observatory [Observatório de Dinâmica Solar, SDO] da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) capturou a cena de um "rosto" na superfície solar. 
 
As imagens registram o movimento solar em dezembro de 2010 e mostram tanto um "sorriso", quanto expressões "amarguradas". O aparente rosto no Sol é causado pelo movimento solar.

O vídeo começa com imagens captadas na superfície do Sol e chegam até a coroa, a parte mais externa, um envoltório luminoso constituído de plasma. A variação nas cores está no fato de as imagens terem sido tiradas com temperatura de cor diferentes. O satélite tem capturado imagens fantásticas e em alta definição das atividades solares. Ele faz 80 imagens do astro-rei a cada minuto, gerando 1,5 terabites de dados por dia, o equivalente a meio milhão de músicas baixadas no iTunes.

Também com base nas imagens do SDO, um estudo publicado no periódico científico Nature explica porque a coroa do Sol alcança temperaturas centenas de vezes superiores a outras partes do astro que estão muito mais perto do núcleo, que produz o calor.

Para aquecer a coroa solar a vários milhões de graus e acelerar a centenas de quilômetros por segundo, os ventos solares que se propagam em todas as direções, inclusive em direção à Terra, é preciso energia, escrevem Scott McIntosh, do Centro Nacional Americano de Pesquisa Atmosférica, e outros pesquisadores na revista Nature.A temperatura alcança aproximadamente 6.000 ºC na superfície do Sol e dois ou três milhões de graus na coroa, apesar desta última se encontrar muito mais longe do núcleo, onde ocorrem as reações nucleares que produzem o calor...
Leia matéria completa e assista ao vídeo
 
 
Agradecimentos a: 

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo