quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Economista sugere ao vivo 'invasão alienígena' para resolver crise dos EUA

Por Paulo R. Poian
Soluções extravagantes e nada convencionais
Paul Krugman, que utilizou simbolicamente uma invasão extraterrestre para reativar economicamente o mundo. Crédito: wbur
Jornalista da Time e CNN, Fareed Zakaria apresenta o programa Global Public Square (GPS), muito valorizado e com grande audiência nas noites de domingo. 

Nesta semana (14), Zakaria contou com o economista e Prêmio Nobel Paul Krugman e também Ken Rogoff (ex-líder do FMI) para analisar a situação da economia norte-americana, e as declarações de Krugman não passaram despercebidas pelos telespectadores mais atentos.

O Prêmio Nobel apelou para uma invasão alienígena nos EUA para solucionar a crise e reativar a economia. O discípulo de Keynes surpreendeu no exemplo exposto, mas não em suas teorias, segundo as quais se não há consumo suficiente a economia é reduzida e reduz o crescimento, que para Krugman é o que está ocorrendo. Para ele, é necessário aumentar o consumo de qualquer forma.

Conforme Krugman, uma invasão extraterrestre provocaria um grande aumento da despesa pública em defesa, isto é, toda a sociedade se afobaria em produzir bens que protegessem a população deste ataque, o que reativaria a economia. A despesa em infra-estruturas seria sempre positiva. "É muito difícil conseguir inflação em uma economia deprimida, mas se há um programa de despesa pública, mais uma política expansiva da Reserva Federal, pode ser conseguido. Portanto, se pensa-se empregar todas estas coisas juntas, pode ser conseguido muito", acrescentou.

Além do mais, justificou sua teoria de que um ataque alienígena geraria ativação econômica explicando que "se descobríssemos que os extraterrestres estavam planejando atacar e precisássemos de um investimento em massa para contrapor a ameaça, a inflação e o déficit orçamental seriam um problema secundário e esta recessão poderia terminar em 18 meses".

A idéia de ETs - inspirada segundo Krugman em um episódio da série Beyond Reality [Além da Realidade] -, é obter um "estímulo fiscal" como os acometidos pela maioria dos governos ocidentais, mas em maior escala. Se depois a ameaça extraterrestre não fosse real e somente um “equívoco”, daria no mesmo, “porque todos já estariam economicamente melhores e mais estabilizados”.

Rogoff, por sua vez, concluiu com certa ironia que o que falta então para reativar a economia é um Orson Welles. Obviamente, o contexto foi um exemplo simbólico utilizado pelo condecorado economista, para comparar o tipo de solavanco que a economia norte-americana necessitaria. No entanto, demonstra que ainda se pensa logo em questões bélicas quando o assunto é "ganhar dinheiro rápido".
Assista as declarações de Krugman no original, em inglês
 
 
Agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo