segunda-feira, 8 de agosto de 2011

NASA pode ter encontrado água em estado líquido no planeta Marte

Por Terra 
Confirmação seria mais um marco na exploração espacial
Imagem feita em 3-D mostra provável água em estado líquido escorrendo de uma encosta de Marte. Crédito: JPL/Universidade do Arizona/NASA
Uma sonda da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) que orbita Marte [A Mars Reconnaissance Orbiter, MRO


registrou imagens do que parece ser água em estado líquido no planeta vermelho. Já se sabe que há água no orbe, mas sempre foi encontrada em forma de gelo.

"O programa de exploração de Marte continua a nos deixar mais próximos de determinar se o planeta vermelho poderia abrigar vida de alguma forma (...) e isso reafirma Marte como um importante destino futuro para a exploração humana", disse Charles Bolden, diretor da NASA.

Segundo a agência espacial, o registro mostra manchas escuras que aparentemente se estendem para baixo pelas encostas durante a passagem da primavera para o verão na região observada, diminuem no inverno e voltam a se espalhar na primavera. O ciclo sugere que a água se congela na estação mais fria e entra em estado líquido com o calor.

"A melhor explicação para essas observações é o fluxo de água salgada", diz Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, autor do artigo que explica o registro e que será publicado na revista especializada Science. De acordo com especialistas da NASA, a água possuiria uma quantidade tão grande de sal que seria extremamente espessa.

A agência ainda não afirma que a descoberta seja água realmente, mas os indícios apontam que sim. A partir de agora, esse novo achado ajudará a planejar as missões futuras no planeta vermelho, com o objetivo de confirmar a presença do líquido. Mas a NASA informa que o Curiosity, próximo robô andarilho a ser enviado a Marte, não poderá ajudar muito nesse sentido, já que seu local de pouso é muito longe do das descobertas e ele não poderá se deslocar até lá...


Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo