quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O presente poderia ser influenciado pelo futuro do universo

Por Julie Rehmeyer/FQXi/Inovação Tecnológica 
Influências do futuro sobre o passado, origem da vida e enigmas cósmicos sob investigação
Origem da vida e do universo sob aspectos temporais de influências. Crédito: flixya
Uma reformulação radical da mecânica quântica sugere que o universo tem um destino definido, e que esse destino já traçado volta no tempo para influenciar o passado, ou o presente. 


É uma afirmação alucinante, mas alguns cosmólogos já acreditam que a possível reformulação, na qual o futuro pode afetar o passado, poderia resolver alguns dos maiores mistérios do universo, incluindo a forma como a vida surgiu.

Além da origem da vida, poderia ainda explicar a fonte da energia escura e resolver outros enigmas cósmicos. O que é mais impressionante é que os pesquisadores afirmam que recentes experimentos de laboratório confirmam de forma dramática os conceitos que servem de base para esta reformulação.

O cosmólogo Paul Davies, da Universidade do Arizona (EUA), está iniciando um projeto para investigar que influência o futuro pode estar tendo no presente, com a ajuda do Foundational Questions Institute [Instituto de Perguntas Fundamentais, FQXi], uma entidade sem fins lucrativos cuja proposta é discutir as questões fundamentais da física e do universo.

É um projeto que vem sendo acalentado há mais de 30 anos, desde que Davies ouviu falar pela primeira vez das tentativas do físico Yakir Aharonov para chegar à raiz de alguns dos paradoxos da mecânica quântica. Um deles é o aparente indeterminismo da teoria: você não pode prever com precisão o resultado de experimentos com uma partícula quântica. Execute exatamente o mesmo experimento em duas partículas idênticas e você vai obter dois resultados diferentes.

Enquanto a maioria dos físicos que se confrontaram com esse problema concluíram que a realidade é, fundamentalmente, profundamente aleatória, Aharonov argumenta que há uma ordem oculta dentro da incerteza. Mas, para entender sua origem, é necessário um salto de imaginação que nos leva além da nossa visão tradicional de tempo e causalidade.

Em sua reinterpretação radical da mecânica quântica, Aharonov argumenta que duas partículas aparentemente idênticas comportam-se de maneiras diferentes sob as mesmas condições porque elas são fundamentalmente diferentes. Nós apenas não detectamos esta diferença no presente porque ela só pode ser revelada por experiências realizadas no futuro.

"É uma idéia muito, muito profunda", diz Davies.

Conseqüências presentes do futuro

A abordagem de Aharonov sobre a mecânica quântica pode explicar todos os resultados normais que as interpretações convencionais também conseguem, mas tem a vantagem adicional de explicar também o aparente indeterminismo da natureza. "Além do mais, uma teoria na qual o futuro pode influenciar o passado pode ter repercussões enormes e muito necessárias para a nossa compreensão do universo", segundo Davies...
Leia matéria completa
 
 
 
 
Agradecimentos a: 
 

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo