sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Detectadas 600 fontes misteriosas de raios gama

Por Paula Rothman/Info/Exame 
Telescópio não soube identificar de que eles são feitos
Os raios gama estão relacionados a eventos violentos. Eles são formas de luz super energizadas, produzidas por fontes como buracos negros ou grandes supernovas. Crédito: Fermi/NASA






A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) encontrou 600 fontes enigmáticas de raios gama no espaço, um achado que pode significar a primeira evidência direta da existência de matéria escura. Elas fazem parte do segundo catálogo liberado pela equipe do Telescópio Fermi, equipamento que vasculha o céu a cada três horas e detecta raios gama. Das 1.873 fontes encontradas, 600 são um mistério completo: ninguém sabe o que podem ser.

Isso significa que, ao olhar na direção de origem dos raios, o telescópio não conseguiu encontrar nada capaz de produzi-los. Os raios gama estão relacionados a eventos violentos. Eles são formas de luz super energizadas, produzidas por fontes como buracos negros ou grandes supernovas (estrelas gigantes que explodem). Justamente por produzirem tanta energia, fazem com que as lentes e espelhos dos telescópios não funcionem direito, dificultando a localização de sua origem exata.

Como, do total de fontes, um terço não foi localizada, os cientistas elaboraram algumas possíveis explicações. A primeira, e mais óbvia, é a de que se trate de objetos conhecidos, porém não localizados - como supernovas ou sistemas binários. Outra explicação seria a existência de aglomerados de galáxias colidindo, gerando choques que acelerariam as partículas. Ainda é possível que se trate de algum fenômeno novo, desconhecido.

Porém, devido ao grande número de fontes misteriosas, os pesquisadores imaginam que esta pode ser a primeira evidência direta de matéria escura. Cerca de 85% da massa gravitacional do universo é matéria escura, sendo que aquilo que vemos (planetas, estrelas etc) forma o resto...

 
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo