sábado, 29 de outubro de 2011

Guerra dos Mundos teve versão brasuca há 40 anos

Programa de rádio causou pânico no Maranhão
Primeira página do jornal "O Imparcial" de 31 de outubro de 1971 relata o impacto do programa da rádio Difusora. Crédito: O imparcial/G1/Alec Duarte
Uma adaptação radiofônica da obra de ficção científica A Guerra dos Mundos pôs o Exército em alerta, fechou boa parte do comércio e provocou pânico generalizado entre a população.




Não se trata da célebre encenação levada ao ar em 1938 por Orson Welles nos EUA, mas de uma versão que, em 1971, comemorou o aniversário da rádio Difusora de São Luís (MA), transformando a rotina da cidade - como ocorrera 33 anos antes durante a emissão norte-americana.

"O programa foi interpretado pelos ouvintes não como uma invasão alienígena, conforme seu roteiro, mas como se fosse o próprio fim do mundo", explicou o professor Francisco Gonçalves da Conceição, organizador do livro Outubro de 71 - Memórias Fantásticas da Guerra dos Mundos, que reconstitui a histórica transmissão.

Fruto de três anos de trabalho de uma turma de graduação em jornalismo e relações públicas da Universidade Federal do Maranhão, a obra está sendo lançada nesta quarta-feira (26), em São Luís, com a presença de alguns dos protagonistas que transformaram o então pacato sábado 30 de outubro de 1971 naquele que, para muitos de seus ouvintes, seria seu último dia sobre a Terra.

Reação nas ruas

Os relatos sobre as conseqüências da transmissão são conflitantes, mas sabe-se com certeza que o comércio do centro histórico de São Luís fechou as portas - as pessoas queriam ir o quanto antes para suas casas a fim de "morrer" ao lado dos familiares. Naquele dia, os motoristas de táxi tiveram trabalho de sobra...




Também houve a versão equatoriana, em 12 de fevereiro de 1949 – idem no link acima –, que deixou no mínimo seis mortos.
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil www.ufo.com.br
Blog: http://www.ufo.com.br/blog/paulopoian  
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo