sábado, 8 de outubro de 2011

Resposta do Ministério da Defesa ao segundo RIC da Câmara dos Deputados

Por Fernando A. Ramalho
 Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) a recebe e detecta novamente várias incongruências
O ministro da Defesa Celso Amorim reunido com os ministros militares do Exército, Enzo Peri, da Aeronáutica, Juniti Saito, da Marinha, Julio Soares de Moura Neto, e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, José Carlos de Nardi. Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
 
 


O novo ministro comandante das Três Forças Armadas, Celso Amorim, mal assumia a pasta da Defesa em meados de agosto passado e já se deparava sobre sua mesa com problemas. Um deles era o Requerimento de Informações da Câmara (RIC) do deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), número 679/2011 [Veja CBU informa que o novo RIC acaba de ser protocolado e Ministério da Defesa tem 60 dias para responder ao RIC], cujo resumo das questões foi publicado na Revista UFO em sua edição 180 e se refere a perguntas adicionais, relativas à posse e fornecimento de informações ufológicas militares.

O documento, remetido à Defesa pela Mesa Diretora da Câmara via ofício no dia 04 de julho e com prazo final de resposta fixado para início de setembro, muito provavelmente só deve ter sido conhecido pelo ministro na hora de sua assinatura, em vias de retorno com respostas à Câmara. Contudo, o próprio embaixador Celso Amorim, quando comandava o Ministério das Relações Exteriores no primeiro mandato do governo Lula, foi um dos destinatários do Dossiê UFO Brasil. Portanto, deveria saber que os reflexos relativos ao assunto se estendem há mais de três anos no governo, desde o protocolo do referido dossiê no fim de 2007 na Casa Civil da Presidência da República.

Suspeitamos disso porque em janeiro de 2008 recebemos telefonema de um dos assessores diretos do embaixador, informando que daria conhecimento ao chefe dos pleitos formulados pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). Ou seja, Amorim deve ter pelo menos idéia do que se trata. Não obstante essa questão supondo o conhecimento do novo ministro a respeito do assunto, pelo conteúdo das respostas ao recente RIC 679/2011 depreendemos que o atual comandante em chefe da pasta militar nada influenciou nas mesmas, como fizera o seu antecessor, Nelson Jobim.

Como sabido através desta publicação, nas respostas ao outro RIC 4470/2009, enviadas à Câmara no mês de abril de 2010 [Veja Ministério da Defesa responde ao requerimento de informações ufológicas da Câmara dos Deputados], Jobim afirmara categoricamente, entre outras coisas, que todas as informações sigilosas sobre UFOs do Ministério da Defesa "foram desclassificadas por decurso de prazo", e que seriam enviadas ao Arquivo Nacional até 31 de agosto daquele ano, o que, de fato, não ocorreu, motivo pelo qual tivemos que redigir este segundo RIC do deputado Chico Alencar.

Mas a não ingerência do ministro Celso Amorim nas questões do RIC 679/2011 é explicável, uma vez que se trata de mais um civil recém-chegado para comandar as Três Forças Armadas. Como o cargo é mais político do que técnico, o ministro não deve fazer a menor idéia do tamanho do acervo ufológico sob guarda de sua nova pasta. Entretanto, como seria de se esperar, o mesmo coloca-se à disposição para futuros "esclarecimentos adicionais", que certamente serão necessários.



Pois bem, tendo isso em vista, é sobre as respostas dadas pelos Três Comandos (Marinha, Aeronáutica e Exército), bem como as explicações adicionais faltantes, que desta feita discorremos. Porém, antes de adentrarmos as considerações a respeito das afirmações saídas da caserna...


 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo